Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Rio Ocreza

Agência Portuguesa do Ambiente fiscaliza água do Ocreza na Foz do Cobrão

11/08/2021 às 15:17
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Foto: CM VV Ródão

Técnicos da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) recolheram amostras de água para análise, no rio Ocreza, junto à Foz do Cobrão, após alerta da Quercus para a presença de “manchas azuladas”, que podem indicar a presença de cianobactérias.

“O rio, na Foz do Cobrão [Proença-a-Nova] e a montante está verde e apresenta também manchas azuladas, o que pode indiciar a presença de cianobactérias. O caso já foi denunciado à APA”, disse hoje à agência Lusa, Samuel Infante, da associação ambientalista Quercus.

Segundo o ambientalista, na zona existe um açude que é muito utilizado pelas pessoas, situação que pode por em causa a sua saúde, caso se confirme a presença de cianobactérias na água.

“Pode estar em causa a saúde pública”, alerta.

À Lusa, a APA disse que, através da sua Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste (ARHTO), foram recolhidas amostras de água na terça-feira, “para análise da sua qualidade”.

A agência sublinha ainda que a zona em causa, “não está identificada como água balnear”, pelo que não é “aconselhado o seu uso”.

“Nesse contexto, solicitou-se ao município de Proença-a-Nova a colocação dos avisos já anteriormente enviados a desaconselhar o banho em zonas não identificadas para a prática balnear”, conclui.

Lusa