Pesquisar notícia
quarta,
24 abr 2024
PUB
D'gustar

Abrantes: Restaurante D'gustar apresenta nova oferta gastronómica com produtos da região

24/04/2021 às 13:14
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A cidade de Abrantes tem mais uma oferta gastronómica para deliciar os de cá e quem nos visita.

Situado em pleno Largo 1.º de Maio, em Abrantes, o restaurante D'gustar apresentou na manhã deste sábado, 24 de abril, o novo «Brunch à Portuguesa» com «Koisas de Ká», que poderá apreciar entre as 10:30 e as 12 horas.

Carlos Catarino e Cláudia Forte são os rostos do D'gustar e “durante mais este confinamento, fomos pensando em novas formas de trabalhar, em apresentar algo diferente da oferta habitual”.

E foi “juntando uma peça daqui e uma peça dali” que os empresários se decidiram em avançar para algo “que fazia falta”. Como nos explica Carlos Catarino, “queremos promover os produtos de cá, juntando produtos de alguns que até já são nossos fornecedores. Juntamos tudo e fazemos a conjugação numa peça só”. Um dos objetivos, segundo nos conta, “é despertar a curiosidade para virem cá descobrir”.

Para quem é do concelho, talvez os produtos não sejam propriamente uma novidade, mas dar a conhecer aos visitantes o que de melhor por cá se faz é outro dos intentos, até porque “faltava esta oferta turística” na cidade. Mas, ao que sabemos, a ideia não vai ficar por aqui porque Carlos Catarino e Cláudia Forte já estão a magicar “algo maior” mas do qual ainda não nos quiseram dar conhecimento. Aguardemos...

Cláudia Forte acrescenta que esta ideia de ter uma refeição a meio da manhã, coisa que os portugueses começam a descobrir, surgiu “em novembro, quando fomos obrigados a fechar as portas às 13 horas. Nessa altura, apresentámos o «Brunch in Abrantes», que é típico brunch americano, com os ovos mexidos e com o bacon. Foi um sucesso enorme. Agora, nesta fase e com o Verão à porta, lembrámo-nos de ter algo novo”. Cláudia mostra esperança de que “a cidade vai estar repleta de gente de fora” e querem mostrar “tudo o que há de bom no nosso concelho”.

O brunch

Mas vamos lá saber de que é composto este brunch que “pode parecer um bocadinho pesado mas que ao meio-dia já sabe bem”, como afirma a empresária.

Dos produtos que irão aparecer na mesa dos degustadores, fala-nos Cláudia Forte que apresenta a deliciosa ementa composta “pelos queijinhos do Brejo da Gaia, o vinho do Casal da Coelheira, as couves com feijão, com couves da horta, as migas carvoeiras, a palha de Abrantes e as tigeladas”.

Por falar em migas carvoeiras, nesta primeira apresentação, os responsáveis do D'gustar foram buscar “quem mais sabe” do assunto para as confecionar. Ilda Marques é cozinheira e, juntamente com Bia Salgueiro, nada menos que a presidente da Junta de Freguesia do Pego, meteram as mãos na massa, neste caso no pão e na batata, e lá foram fazendo «pares de migas». Uma presença animada na cozinha e à qual Carlos Catarino esteve atento porque, de agora em diante, será ele «o pegacho» de serviço à sertã. “Já tinha conhecimento do modo como se faziam mas hoje fazia todo o sentido ter aqui o saber pegacho”, revela Carlos Catarino. Aguardemos para saber como irá correr a parte de voltar as migas no ar...

Os empresários continuam à procura de mais produtores locais e “estamos abertos a sugestões no sentido de podermos melhorar” a ementa.

Nesta apresentação do novo brunch, marcaram presença os vereadores da Câmara Municipal de Abrantes, Luís Filipe Dias, também ele pegacho e apreciador das iguarias que foram colocadas em cima da mesa, e a vereadora Paula Grijó.

As expetativas em tempos de pandemia

Nestes tempos incertos para a restauração, quisemos saber como estão os corações destes empresários. “É passar o dia-a-dia”, diz Carlos Catarino que nos conta que “assim que abriu, foi um boom” pois “toda a gente queria sair e estar com os amigos”. Uma situação que deixou Carlos e Cláudia satisfeitos mas que, por outro lado, trouxe outros problemas.

E é nesse sentido que Carlos Catarino deixa o apelo de que “cada cidadão se preocupe com o bem-estar da pessoa do lado. É fundamental para todos pudermos estar em segurança e também para que a economia possa continuar a movimentar”. A aglomeração de pessoas nas esplanadas levanta por vezes problemas aos empresários que “não conseguimos gerir certas situações, torna-se complicado e torna-nos vulneráveis”. Carlos Catarino lembra que “há toda a compreensão do mundo” para com os clientes mas pede que “do lado de lá, também haja respeito para connosco”.

Para já, há mais uma oferta para as manhãs de sábado na cidade de Abrantes com o novo «Brunch à Portuguesa» e com «Koisas de Cá» para degustar no D'gustar.

Patrícia Seixas