Abrantes: Projeto para melhorar o turismo instala-se no concelho

Região 2019-01-08

Na passada segunda-feira, dia 7 de janeiro, foi apresentado em Abrantes, no edifício Pirâmide, o projeto de investigação CREATOUR - Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e em Áreas Rurais.

A sala encheu-se para ver a apresentação desta iniciativa que contou com a presença de várias entidades intervenientes do projeto.

O projeto CREATOUR é uma iniciativa de incubação e de investigação multidisciplinar que pretende promover o desenvolvimento no setor do turismo criativo sustentável através de experiências turísticas de forte componente cultural e criativa a desenvolver em cidades de pequena e média dimensão e zonas rurais de Portugal. Promove atividades de turismo criativo, inovadoras e interativas, construídas com base em tradições culturais locais.

O projeto começou em 2016 e já apoia 40 projetos piloto, sendo estes em regiões como Amares, São João da Madeira, Bragança e Esposende na região norte, Vale do Mondego, Abrantes e Caldas da Rainha na região centro, Beja, Mértola, e Monsaraz na zona do Alentejo e Loulé na zona Algarvia.

Nancy Dexpury, responsável pelo projeto CREATOUR, em conversa com a Antena Livre, referiu que Abrantes foi selecionada neste projeto muito devido ao facto “de aderir à iniciativa 180 Criative Camp que envolve jovens criativos que realizam atividades para desenvolver a cultura numa cidade de média dimensão como esta [Abrantes]” e ainda salientou que “Abrantes tem muito para ensinar a outras cidades envolvidas neste projeto”.

Luís Dias, vereador da Câmara Municipal de Abrantes, enalteceu o facto de “como estes projetos piloto têm conseguido marcar os territórios e, de alguma maneira, afirmar o turismo no seu território através de outras áreas de promoção económica”.

Nós queremos afirmar Abrantes como nunca antes e oxalá projetos como estes que envolvem diferentes parcerias, diferentes geografias e diferentes cumplicidades sejam úteis aos operadores turísticos e aos empresários e que de alguma maneira permita melhorar a qualidade de vida dos nossos [habitantes]”, acrescentou o vereador.

O CREATOUR faz parceria conjunta com vários centros de investigação de Universidades Portuguesas, liderada pelo Centro de Estudos Sociais de Coimbra, sendo financiada pelo Programa de Atividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020, através do COMPETE 2020, POR Lisboa, POR Algarve e pela Fundação para Ciência e a Tecnologia.

Nélio Dias