Abrantes, Mação, Sardoal e Vila de Rei em risco máximo de incêndio esta terça-feira

Região 2019-08-13
DR: Jerónimo Belo Jorge | Antena Livre
DR: Jerónimo Belo Jorge | Antena Livre

Treze concelhos dos distritos de Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Beja e Faro estão com risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Apenas o litoral norte apresenta um risco reduzido.

Os concelhos em causa são Proença-a-Nova e Vila de Rei, em Castelo Branco, Mação, Sardoal e Abrantes, em Santarém, Gavião, em Portalegre e Odemira, em Beja.

Também estão em risco máximo de incêndio os concelhos de Silves, Monchique, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim e Castro Marim, em Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje o IPMA prevê pouca nebulosidade e pequena subida da temperatura, com vento temporariamente forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas.

Além disso, a temperatura deverá registar uma pequena subida, oscilando entre os 23º em Aveiro e os 34º em Évora e Beja.