Abrantes: Casa do Benfica assinalou 25 anos em festa

Região 2019-05-11

Toni e a águia Vitória foram dois dos convidados de honra do 25º aniversário da Casa do Benfica que mais despertaram as atenções dos benfiquistas, que se juntaram esta sexta-feira na Quinta das Oliveiras.

O troféu Cosme Damião para a melhor casa do Benfica, recebido a 21 de Março, ocupava lugar de destaque ao lado do púlpito onde os dirigentes falaram à nação benfiquista de Abrantes e região.

Presentes estiveram ainda o vice-presidente Domingos Almeida Lima, o responsável das casas do Benfica, Jorge Jacinto, e o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos.

Se Toni despertou inúmeras conversas com adeptos já a águia Vitória ganhou no campeonato das fotografias para as redes sociais ou apenas para mais tarde recordar.

Quanto aos discursos, o vice benfiquista Domingos Almeida Lima manifestou confiança na conquista do campeonato, faltam apenas dois jogos, mas pediu muita contenção nas euforias desmedidas. Aliás, tal como tem sido o apelo de dirigentes e equipa técnica. Depois de elogiar a Casa do Benfica de Abrantes, destacando o seu trabalho em prol do Benfica e do desporto, principalmente do atletismo, deixou o desafio ao presidente da Câmara de Abrantes: “Deixo o desafio ao senhor presidente da Câmara para agendar uma reunião com o Jorge Jacinto (coordenador das Casas do Benfica) para avaliar a possibilidade de ser criada em Abrantes uma casa 2.0 (dois ponto zero).

Já antes Jorge Jacinto tinha feito as referências aos atletas da Casa do Benfica que por vezes ficam à frente dos do Benfica. Mas salientou que no final o que interessa é que é o Benfica que fica a ganhar.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes que, ficou a saber-se, vem de uma família totalmente dos Belenenses sendo o único Benfiquista destacou também a importância da Casa do Benfica enquanto representante do Sport Lisboa e Benfica e enquanto coletividade que promove também o desporto.

Bruno Tomás, o presidente da União das Freguesias de Abrantes e Alferrarede, demonstrou a sua paixão ao recordar uma das primeiras visitas ao antigo Estádio da Luz.

Mas foi com Toni que os muitos benfiquistas presentes recordaram alguns momentos de glória, com o antigo jogador a deixar um recado: “O Seixal é muito importante, mas não chega. Temos de continuar a olhar à volta e a ir ao encontro das grandes promessas. Tivemos agora jornada europeia e podemos olhar para a qualidade daquelas equipas que grande parte defrontou as portuguesas. O Benfica com Ajax e Eintracht, o Sporting com o Arsenal e o Porto com o Liverpool”. Toni revelou que as apostas do Seixal são um filão, mas que é uma fornada de bons jogadores. Que não pode haver ilusão de ser o Seixal a dar tudo à equipa principal.

Numa “conversa” com o speaker Jorge Duarte ouve ainda tempo para Toni recordar a jornada europeia em que o Benfica fez uma final com o PSV Eindoven. Toni, em jeito de brincadeira, revelou que “fizemos o estágio em Tróia, mas só da defesa, porque raramente fizemos cócegas ao guarda-redes deles. E depois, lá fomos empurrado, até que chegamos às grandes penalidades. E foi aí que perdemos”.

Já o presidente da Casa do Benfica, Carlos Martins fez as honras da casa, acolhendo os vonvidados e todos os benfiquistas inscritos para o jantar.

Foi uma noite de paixão clubística e de muita conversa sobre os dois jogos que faltam (Rio Ave e Santa Clara) para o final do campeonato.

Aliás, Domingos Almeida Lima, quando pediu contenção nas euforias desejou que “o Marquês de Pombal de Abrantes possa ser junto à Casa do Benfica”, quando terminar o campeonato nacional.

Jorge Duarte em conversa comToni sobre o passado e o futuro do Benfica

Jorge Jacinto, responsável pelas casas do Benfica

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes

Bruno Tomás, presidente da União das Freguesias de Abrantes e Alferrarede

Carlos Martins, presidente da Casa do Benfica de Abrantes

Domingos Almeida Lima, vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica

O cónego José da Graça (à direita) também passou pelo aniversário da Casa do Benfica

Quinta das Oliveiras com os benfiquistas de Abrantes em aniversário

O galardão Cosme Damião para melhor Casa do Benfica 2019 esteve em destaque