Pesquisar notícia
terça,
23 abr 2024
PUB
Política

Vila de Rei: Concelhia do PSD alerta para o fecho do Gabinete de Inserção Profissional

20/09/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A concelhia do PSD de Vila de Rei alerta em comunicado para o fecho do Gabinete de Inserção Profissional (GIP) sediado na sede de concelho, a partir do dia 31 de dezembro.

Em declarações à Antena Livre, Ricardo Aires, presidente do concelhia do PSD e também presidente da Câmara Municipal, afirmou que “infelizmente chegou a informação que o Gabinete de Inserção Profissional poderá fechar no dia 31 de dezembro de 2018”.

Estranhamente, venho a verificar que o Governo quer tirar a Vila de Rei este gabinete, que é um serviço público, portanto, não consigo entender”, lamentou o autarca vilarregense, salientando que o Gabinete de Inserção Profissional “tem sido essencial” e que tem sido um contributo muito importante “em prol dos empresários e dos desempregados”.

Segundo o presidente da concelhia, o argumento dado é o facto de Vila de Rei ter menos de 1000 inscritos no GIP. No entanto, refere Ricardo Aires que “existem concelhos que têm menos de 1000 desempregados e que continuam com os seus gabinetes de inserção profissional a funcionar”.

Em comunicado, refere o PSD de Vila de Rei que “no passado dia 26 de junho, deliberou o Instituto de Emprego e Formação Profissional, prorrogar o período de funcionamento dos Gabinetes de Inserção Profissional até dia 31 de dezembro de 2018, uma vez que estes terminariam as suas funções no final do mês de julho do corrente ano, permitindo desta forma manter abertos todos os Gabinetes até à realização de novo concurso”.

Contudo, deliberou o mesmo Conselho Diretivo, a 4 de setembro, abrir o período de candidaturas para a criação dos GIP para o triénio 2019-2021 em que fecha a possibilidade de manutenção do serviço em Vila de Rei”, pode ler-se no mesmo documento.

Quando questionado sobre que diligências pensa encetar, Ricardo Aires avançou já ter feito chegar o assunto à Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) para que se possa tomar uma posição conjunta contra a medida uma vez que outros concelhos do território irão também perder os seus gabinetes.

No mesmo comunicado questiona o PSD de Vila de Rei “como é possível que este executivo camarário tenha conseguido para Vila de Rei este gabinete em pleno período da Troika” (…) e “ venha agora o Governo retirar este serviço de proximidade aos vilarregenses?”.

Considera a estrutura partidária “que o Concelho de Vila de Rei está novamente a ser prejudicado, com critérios duvidosos, face a muitos outros Concelhos com características semelhantes ao nosso, pelo que exige que seja reposta a igualdade de tratamento a esses mesmos territórios”.

O Gabinete de Inserção Profissional funciona em Vila de Rei há cerca de 4 anos no edifício Rainha Santa Isabel.

 

 

 

Mação também perde Gabinete de Inserção Profissional

O Gabinete de Inserção Profissional funciona na sede de concelho de Mação há cerca de 10 anos.

Quando questionado sobre o seu encerramento, Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal, disse que a informação prestada foi que “o GIP teria de ter 1000 inscritos para justificar a sua existência. Porém, verificamos que em concelhos limítrofes da região existem GIPS que continuam a funcionar a tempo parcial com muito menos inscritos no centro de emprego e até com muitos menos inscritos do que em Mação”.

Presumo que as orientações foram geradas para todo o país, portanto importa perceber qual foi a lógica que existiu nesta decisão”, vincou o autarca de Mação, dando conta que “parece ser uma medida que vai contra àquilo que o Governo apregoa e quer fazer nas políticas de proximidade para com o interior do país”, finalizou.