Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Sardoal: Município aprova protocolo de colaboração com a Fábrica da Igreja

13/07/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Fábrica da Igreja Paroquial da freguesia de Sardoal está a fazer uma candidatura ao Programa “Valorizar”, no âmbito da requalificação da Igreja Matriz, e conta com o apoio da Câmara Municipal.

O protocolo a celebrar entre a Fábrica da Igreja e o Município foi aprovado por unanimidade, ontem, em reunião Ordinária de Câmara e dá destaque à valorização histórica e à preservação da Igreja.

O presidente do Município, Miguel Borges, refere que este protocolo de colaboração “valoriza a candidatura” ao programa e que se concretiza “no sentido de dizer que o Município está disponível e que tudo fará para que a valorização e a requalificação da Igreja Matriz contribuam para o desenvolvimento económico do nosso concelho”. Refere também que a Igreja faz parte do plano estratégico da Câmara, tendo em conta o seu papel no âmbito do turismo religioso.

O concurso ronda os 300 mil euros, valor que é insuficiente para o tipo de intervenção de que a Igreja necessita. “ Isto é para uma parte da intervenção da Igreja, sendo certo que depois haverá outras candidaturas, outros concursos para outras fases”, refere o autarca.

O Programa “Valorizar” é apoiado por Fundos da União Europeia através do Portugal 2020 e pretende conceder “apoios financeiros a projetos de investimento e a iniciativas que tenham em vista a regeneração e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo, promovendo condições para a desconcentração da procura, a redução da sazonalidade e a criação de valor.”

Outro dos assuntos abordados na reunião pública de Câmara Municipal foi o III Encontro Internacional de Piano de Sardoal, cujo balanço foi classificado como “um sucesso” pelo presidente. Neste evento estiveram presentes cerca de 100 participantes vindos de dezanove países. O autarca salientou a importância da cultura para o desenvolvimento da comunidade, num evento em que “os alojamentos locais esgotaram” e cujos custos ficaram abaixo dos 8.000 euros (incluindo o aluguer dos pianos, refeições disponibilizadas e o prémio no valor de 4.000 euros).