Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Política

Sardoal: Deputados do PSD questionam atraso da Unidade de Cuidados na Comunidade  

21/02/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Foto ilustrativa

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Santarém , Duarte Marques, Nuno Serra e Teresa Leal Coelho, questionam o atraso da Unidade de Cuidados na Comunidade a implementar no concelho de Sardoal.

Em comunicado referem que “foi em setembro de 2016 que o Governo de António Costa prometeu para breve a criação da Unidade de Cuidados na Comunidade do Sardoal, projeto este que deverá abranger também um conjunto de freguesias do concelho de Abrantes carenciadas de cuidados de saúde primários”.

Mais avançam que “em abril de 2016, há quase três anos, o Governo anunciou,com enorme destaque, a criação de uma Unidade de Cuidados na Comunidade em Abrantes e no Sardoal denominada Mira Zêzere, abrangendo também, algumas freguesias a norte do concelho de Abrantes”.

Esta unidade teria como objetivo a “prestação de cuidados de saúde e apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis em situação de risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo”.

Outras unidades semelhantes já em funcionamento atuam também ao nível da educação para a saúde, na integração em redes de apoio à família e na implementação de Unidades Móveis de Intervenção nomeadamente dos grupos mais vulneráveis.

No mesmo comunicado, consideram os deputados do PSD que se “torna cada vez mais incompreensível que a Unidade de Cuidados na Comunidade do Sardoal (Mira Zêzere) continue a ser adiada após ter sido apresentada, tal como a unidade de Abrantes já em funcionamento, com tanto destaque. Passaram quase três anos de uma promessa que criou expectativas, que criou uma ilusão na população local, mas que tem sido frustrada”.

Para Duarte Marques este é mais um exemplo da ação do Governo “promessas e mais promessas que raramente saem do papel e dos powerpoints”.