Movimento ALTERNATIVAcom toma posição sobre investimento municipal no Natal e Ano Novo

2020-11-16

O movimento ALTERNATIVAcom emitiu esta segunda-feira um comunicado sobre o investimento municipal nas celebrações do Natal e ano novo.
O movimento cívico reconhece “a importância de preservar o bem-estar anímico da população e a viabilidade económica do comércio e dos serviços, considera que o município de Abrantes, à semelhança do Porto e outros, deve dar o exemplo de compaixão e solidariedade, reduzindo excecionalmente, pelo menos para metade, o investimento em luzes e outras decorações, e festejos natalícios e de passagem do ano”.
Assim, o movimento liderado por Vasco Damas, “recomenda que a quantia poupada seja investida em cabazes de Natal, vales de compra ou outras ações de emergência social que aliviem as dificuldades das famílias mais afetadas pela crise pandémica, assegurando-se uma distribuição justa e efetiva aos beneficiários”.
E acrescenta outra recomendação, para que “seja repensado o modelo habitual de decoração natalícia e de passagem do ano, envolvendo-se as freguesias e os fregueses na busca de soluções criativas locais. Procurar-se-á, assim, atenuar o impacto negativo desta opção política e humanitária, a qual deverá ser bem explicada à população”.
O movimento ALTERNATIVAcom “aconselha o município a implementar medidas de apoio à atividade económica e cultural afetada pela pandemia, incluindo a isenção temporária do pagamento de taxas municipais pelo pequeno comércio e serviços, relacionadas com a ocupação do espaço público com suportes publicitários, equipamentos de esplanada, eventos sem fins lucrativos, etc”.