Médio Tejo com mais 203 novos infetados e 905 pessoas em vigilância (C/ÁUDIO)

2021-01-18

Em dia de novo recorde de óbitos em Portugal (167) o Médio Tejo teve um registo de mais 203 novos infetados com o coronavírus. De acordo com o relatório epidemiológico do Agrupamento de Centros de Saúde os casos positivos estão registados em Abrantes (27), Alcanena (5), Constância (1), Entroncamento (8), Ferreira do Zêzere (5), Mação (4), Ourém (68), Sardoal (1), Tomar (71), Torres Novas (11) e Vila Nova da Barquinha (2). É mais um dia com registo de casos positivos em todos os concelhos do Médio Tejo.

Quanto às vigilâncias ativas, desde que começou a pandemia que a Saúde Pública já colocou 5877 pessoas em confinamento porque tiveram contactos com infetados. Também já foram dadas 4999 altas da vigilância ativa na região.

Esta segunda-feira a Autoridade de Saúde tem 905 pessoas em dever de confinamento em Abrantes (49), Alcanena (197), Constância (7), Entroncamento (82), Ferreira do Zêzere (75), Mação (115), Ourém (52), Sardoal (15), Tomar (166), Torres Novas (119) e Vila Nova da Barquinha (28).

Miguel Borges, presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil e da Câmara de Sardoal diz que os números do distrito, cumulativos entre os dois ACES, da Lezíria e do Médio Tejo, são preocupantes. E para além de defender o encerramento das aulas presenciais, pelo menos o terceiro ciclo e o secundário, defende que as pessoas devem olhar cada vez mais para uma pandemia que se não for a ação de cidadania não para tão depressa. E teme que a saúde não consiga fazer o seu papel de suporte do que aí está e do que aí vem.

Miguel Borges que usou, no fim de semana, um paralelismo “se isto acontecesse na época dos homens das cavernas o seu instinto de sobrevivência já tinha alterado, e adaptado, os modos de vida".

Miguel Borges

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.