Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Mação: Vasco Estrela foi orador no Colóquio "O Desenvolvimento do Interior e o Papel das Autarquias"

11/02/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

No dia 6 de fevereiro, passada quarta-feira, o presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, foi orador convidado no Colóquio "O Desenvolvimento do Interior e o Papel das Autarquias", promovido pela Sociedade de Geografia de Lisboa.

Vasco Estrela referiu que a única solução para as escolhas não correrem tão mal daqui para a frente, como têm decorrido até agora, é haver, efetivamente, uma cada vez maior cooperação entre os Municípios, a par de uma maior cooperação entre o Estado Central e as autarquias", sublinhando que "são as autarquias que, nos territórios, melhor conhecem o potencial destas comunidades".

Na sua intervenção, Vasco Estrela referiu alguns projetos que a Câmara Municipal de Mação tentou firmar, mas para os quais não conseguiu apoio de vários governos, como o projeto de ordenamento da floresta, um investimento de um milhão de euros que a Câmara comparticipava em 500 mil euros. Face aos incêndios que assolaram o Concelho de Mação, Vasco Estrela considerou que o reforço do papel da intermunicipalidade "é fundamental para corrigir as assimetrias que existem". O autarca referiu ainda que a correção das assimetrias custa dinheiro, seja para reduzir a fatura de serviços de saneamento, abastecimento de água e de recolha de resíduos, mais caros nestes territórios, ou para baixar IRS de modo a atrair famílias.

A jeito de conclusão, e sobre o Colóquio ali promovido que teve também como orador o secretário de Estado das Autarquias Locais, Vasco Estrela elogiou o Governo por, antes dos incêndios, trazer para cima da mesa a questão da interioridade e o despovoamento do interior, desafiando que o próximo executivo, seja ele qual for, encare "o problema de frente".