Pesquisar notícia
quarta,
24 abr 2024
PUB
Política

Constância: Deputados do PS avançam investimento de 5 ME, inscrito no plano Juncker, para a ponte sobre o Tejo

24/07/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Os deputados do Partido Socialista, eleitos pelo círculo eleitoral de Santarém, António Gameiro, Idália Serrão e Hugo Costa estiveram, ontem, de visita ao concelho de Constância.

O programa da visita teve inicio na Câmara Municipal de Constância onde os deputados foram recebidos pelo presidente da Câmara e pela vereação e ficaram enquadrados das medidas tomadas ao longo dos nove meses de mandato.

No final da final da visita, questionada pelos jornalistas sobre a reivindicada nova travessia sobre o Tejo no concelho de Constância, Idália Serrão, avançou que há “investimento inscrito no plano Juncker de 5ME para resolver o problema” na ponte da Praia, travessia sobre o Tejo, que tem a circulação rodoviária interdita a veículos pesados e a mesma só é permitida a veículos ligeiros.

A deputada do PS disse não perceber como é que durante tantos anos a “Autarquia teve uma atitude tão passiva” quanto ao assunto, sendo que a “verba está inscrita há muitos anos”.  

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo tinha agendada uma reunião com o ministro Pedro Marques sobre a nova travessia sobre o Tejo que estava marcada para hoje, às 15h00, mas a reunião foi reagendada para dia 3 de agosto, às 10h00.

Na visita ao concelho, a comitiva do PS esteve em Montalvo, onde os deputados ficaram a conhecer o edifício onde será instalada a Extensão de Saúde, a Zona Industrial e a ETAR da localidade cujas obras de recuperação se prevê que comecem ainda este ano.

Outro local visitado foi a freguesia de Santa Margarida da Coutada, onde os deputados passaram pelo largo do cemitério da Portela e visitaram a obra de instalação de um novo parque de estacionamento na Portela e a estrada militar em Malpique.

No final da visita, Idália Serrão deixou elogios à nova equipa socialista, dando conta que o concelho se estava a degradar devido aos 32 anos de governação comunista. “Depois de mais de três décadas da mesma força política à frente deste Município, é com agrado que constatamos que este sangue novo traz novas preocupações, novas dinâmicas e traz coisas tão importantes como a intervenção no espaço público”, referiu.

A deputada afirmou que nos últimos anos quando os deputados do PS se dirigiam a Constância achavam que “aquela Constância imaculada que conhecíamos, principalmente quando eramos miúdos, tinha vindo a decair e degradar-se todos os dias. E quando nem o próprio espaço público era cuidado, quem estava à volta também não se achava na obrigação de o cuidar. Este sangue novo, esta capacidade de fazer e vontade de fazer trouxeram uma nova dinâmica”, considerou.

Idália Serrão deixou alguns exemplos, em concreto a Zona Industrial: “Antigamente, quem chegava [à Zona Industrial] andava perdido (…) Hoje, o empresário que chega, encontra uma Zona Industrial reorganizada por cores, por setores e com identificação. Parecem pequenas coisas, mas que são muito importantes no desenvolvimento do próprio concelho”.

Por sua vez, Sérgio Oliveira, presidente da Câmara Municipal, afirmou que lhe foi deixada “uma herança pesada” porque encontrou “um espaço público desprezado, a precisar de intervenções urgentes e com grande falta de manutenção, que já foi feita. Obviamente, que passados nove meses ainda não está tudo feito porque não seria possível fazê-lo, mas temos trabalhado nesse sentido”.

Questionado sobre os investimentos estratégicos para este primeiro mandato, o presidente disse que estão inscritos um conjunto de investimentos no âmbito do PARU(Plano de Ação de Regeneração Urbana), na ordem de 500 mil euros de investimento, nomeadamente “o arranjo do Largo Cabral Moncada, o cine teatro que já conseguimos resolver inscrevendo-o em nome do Município e aguardamos o parecer o IGAP (Instituto de Gestão e Administração Pública) para submeter uma candidatura para intervenção no espaço e temos um projeto para a zona ribeirinha também para submeter”.

“Vamos avançar com a ETAR de Montalvo (investimento de 120 mil euros), o saneamento básico na Pereira (investimento de 200 mil euros), o parque infantil e de lazer em Montalvo, a extensão de saúde de Montalvo que queremos instalar na antiga escola primária, entre outras intervenções”, enumerou o autarca constanciense, salientando que o Município tem “feito um conjunto de reformas importantes para o futuro do concelho, como o arrendamento do parque de campismo que estava fechado”.