Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Comissão: PSD escolhe Duarte Marques para inquérito à CGD

22/02/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Tomou posse a nova Comissão de Inquérito Parlamentar à gestão da Caixa Geral de Depósitos e o deputado do PSD eleito por Santarém, Duarte Marques, volta a fazer parte de um dos inquéritos mais sensíveis e importantes da Assembleia da República.

Esta é já a terceira Comissão de Inquérito à CGD neste mandato mas “com a grande diferença de ter finalmente acesso às listas de grandes devedores do banco público e à auditoria feita por uma consultora e depositada no Banco de Portugal. É importante recordar que na primeira Comissão que teve lugar no início desta sessão legislativa os partidos da Geringonça impediram o acesso a estes dois documentos fundamentais para o apuramento de responsabilidades”, afirma o deputado em comunicado.

Na nota pode ainda ler-se que Duarte Marques “fez parte da histórica Comissão Inquérito ao universo BES/GES tendo-se destacado ao fazer algumas das principais audições em nome do PSD, designadamente a Ricardo Salgado, Zeinal Bava, Morais Pires, Álvaro Sobrinho, ao Governador Carlos Costa ou o “contabilista” Francisco Machado da Cruz”.

Segundo o deputado do PSD “esta confiança é uma grande honra já que este é um dos mais importantes inquéritos da legislatura. O que se passou na CGD ao longo de muitos anos, mas tal como revela a auditoria, principalmente no período da governação de José Sócrates, provocou um enorme prejuízo ao país e sobretudo aos portugueses” (…) “devemos este trabalho aos portugueses que merecem saber quem abusou, prejudicou e utilizou o banco público em proveito próprio ou de interesses ilegítimos”.

OS trabalhos desta Comissão terão início na próxima terça-feira e deverão prolongar-se até Maio.