BE questiona Governo por exclusão de Mação no acesso a Fundos Comunitários

Política 2018-10-10

O BE questionou hoje o Governo sobre a "exclusão" de Mação da lista de concelhos apoiados pela União Europeia, na sequência dos incêndios de 2017, lembrando que um "enorme incêndio devastou cerca de 80% da área florestal" daquele município.

Na pergunta entregue ao Governo, o deputado Carlos Matias perguntou "porque razões o Governo discriminou negativamente o concelho de Mação, no momento de atribuição dos apoios concedidos pelo Fundo de Solidariedade da UE, apesar da enorme destruição causada pelos incêndios do verão de 2017".

O BE refere ainda que, "no momento de se candidatar ao Fundo da UE, o Governo incluiu os prejuízos do concelho da Mação no computo global dos prejuízos resultantes dos incêndios, nesse trágico 2017" pelo que, afirma, "nestas circunstâncias, afigura-se injusta a exclusão do concelho de Mação da lista de concelhos apoiados em resultado dessa candidatura, limitando-o a uma comparticipação de 60%, através do Fundo de Emergência Municipal (FEM)".

O deputado Carlos Matias conclui perguntando se e quando "vai o Governo corrigir esta injustiça, tratando de forma igual concelhos que viram o seu património destruído em grau similar, em resultado dessas catástrofes".

Lusa