Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Política

Abrantes: Proposta para a diminuição da fatura da água é rejeitada pela maioria

22/08/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Reunião de Câmara desta terça-feira

A proposta da vereadora do PSD, Paula Ramos, para a diminuição da fatura da água, foi ontem chumbada na reunião de Câmara de Abrantes.

A proposta do PSD propunha a “a criação de um projeto em que a entrega separada de papel/cartão, plástico e vidro pelos munícipes” pudesse “diminuir o valor da Fatura da água (nomeadamente no montante afeto à taxa de resíduos)” e para o efeito deveria de ser criado “um regulamento” que definisse “o valor a ser atribuído por Kg de resíduos entregues devidamente separados”.

Na mesma proposta refere o PSD que pretende “sensibilizar e envolver a comunidade na adoção de boas práticas ambientais”, propondo “aumentar a separação de resíduos e o aumento dos quantitativos de papel/cartão, embalagens de plástico, metal e vidro entregues na Valnor”.

O vereador do BE absteve-se na votação. Já a maioria PS justificou o voto contra, explicando que os resíduos recicláveis estão entregues à Valnor e que o Município não pode intervir nessa matéria.

“Nós vamos ter de votar contra porque aquilo que propõem vem na sequência de uma informação que foi veiculada, através da comunicação social, que está a ser feita em Lousada, mas a nossa realidade não é comparável”, começou por justificar Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes.

A autarca referiu que “em Lousada, é o Município que faz a gestão total dos resíduos, incluindo os reciclados. O que acontece connosco é que os resíduos sólidos urbanos, nomeadamente, aquilo que é reciclado, é gerido pela Valnor. E nós, não podemos diminuir o valor da fatura da água com os resíduos sólidos urbanos porque são coisas diferentes, nem a ERSAR, Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, nos iria permitir fazer isso”.

“Não pode haver subsidiação entre os vários sistemas, ou seja, o sistema da água serve para a gestão e investimento na água, o saneamento para o saneamento e os resíduos para os resíduos sólidos logo a vossa proposta não é possível”, justificou a autarca abrantina, acrescentando que também não é possível ao Município propor à Valnor que “faça essa diminuição no tarifário porque eles guiam a tarifa com base numa regulamentação nacional e que não depende de nós”.

“O que temos feito, e a Valnor está muito empenhada nisso, (…) é estimular os nossos cidadãos a reciclarem cada vez mais e a reduzirem cada vez mais [os resíduos]”, vincou a presidente.