Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Política

Abrantes: Manuel Jorge Valamatos assume uma presidência que quer “Forte, Inteligente e Gentil”

19/02/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Forte, Inteligente e Gentil” foi o slogan deixado pelo novo presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos na cerimónia de tomada de posse realizada esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

António Mor, presidente da mesa da Assembleia Municipal, deu posse ao novo presidente. E na sequência da reorganização do Executivo Municipal, iniciou funções a nova vereadora, Ana Paula Grijó. 

Perante uma sala cheia, nomeadamente de presidentes de Junta de Freguesia, colaboradores do Município e amigos, Manuel Jorge Valamatos discursou pela primeira vez na qualidade de presidente de Câmara, referindo-se a um “processo de continuidade, mas “com registos novos”.

Temos muito tempo para nos conhecermos melhor e para cada um deixar a marca que tiver de deixar neste processo. São cerca de 2 anos e meio pela nossa frente e há muito trabalho e muitas pessoas lá fora à nossa espera”, disse o presidente.

Não referindo a nova distribuição de pelouros e quem irá presidir aos Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA), Manuel Jorge Valamatos reconheceu que este “foi um processo muito rápido” e que “é preciso dizer que nunca se está totalmente preparado para estas coisas e daí ser importante não haver precipitações. Temos de fazer as coisas com calma e com inteligência”, vincou.

No seu discurso, o presidente agradeceu ao Partido Socialista pela confiança depositada em si, como também agradeceu à ex-presidente de Câmara, Maria do Céu Albuquerque, por ter escolhido o seu nome para nº2 da lista que venceu as últimas Autárquicas.

Manuel Jorge Valamatos admitiu que “embora não tivesse desenhado em concreto este momento”, percebeu “que era algo que poderia acontecer”.

De facto, a Maria do Céu foi uma presidente com uma pujança enorme, que foi ganhando uma imagem interna mas, essencialmente, externa muito forte. E nós que a íamos acompanhando fomos percebendo que ela ia ganhando uma robustez grande do ponto de vista político. E deve ser um orgulho para Abrantes poder contar com a Maria do Céu nas funções de Secretária de Estado”, fez notar o autarca.

Por último, o novo presidente salientou que uma das razões que o levou a aceitar o desafio foi a equipa que o acompanha, que caraterizou “de muito forte” e que referiu estar preparada para os próximos 2 anos e meio que ainda faltam de mandato.

De seguida, procedeu-se à realização da reunião de Câmara já presidida pelo novo presidente e pela nova vereadora, Paula Grijó,  que disse ser “uma honra” estar ao serviço da comunidade abrantina.

Estou verdadeiramente honrada por poder servir esta comunidade que é minha de coração há muitos anos”, afirmou Paula Grijó, salientando que os munícipes podem esperar o seu “completo empenho”.

À margem da reunião de Câmara, e quando questionado pela Antena Livre, sobre os desafios dos próximos anos na presidência da Câmara Municipal, Manuel Jorge Valamatos disse ser necessário “equilibrar” a política de investimentos no concelho, referindo-se às freguesias.

Todos nós temos noção que nos últimos tempos tem havido um investimento muito significativo na cidade e nas questões culturais. Há um conjunto de investimentos a decorrer nestas matérias, que são de extrema importância quer para a cidade, quer para o concelho e para a região. E nós, não vamos interromper esse desígnio. Vamos tentar dar continuidade ao trabalho na medida em que há aqui compromissos assumidos e quadros de apoio a respeitar”, referiu o presidente. Contudo, disse que também é momento “de olhar para as nossas freguesias de forma muito próxima”.

Como sabem, tenho estado na gestão do gabinete de freguesias há muitos anos. Tenho um contacto muito próximo com os nossos presidentes de junta que são pertença da nossa equipa de gestão autárquica e de gestão do poder local. E com os presidentes de junta estamos muito convencidos que teremos de ter aqui um trabalho de grande proximidade, de resolução de questões, trazendo alguma harmonização neste território tão grande”, salientou.

É o momento de dar continuidade ao trabalho iniciado na cidade mas, também, é o momento de olhar de forma especializada para aquilo que são as nossas freguesias”, finalizou.

Manuel Valamatos tem 53 anos, nasceu no Tramagal, residiu em Vale das Mós e aos 10 anos passou a residir no Rossio ao Sul do Tejo, onde cresceu e constituiu família.

É professor de Educação Física, atleta e dirigente associativo. Foi vereador da CMA desde 2004, tendo assumido várias áreas de gestão autárquica.

Ao longo dos anos assumiu as pastas do Desporto, Juventude e Tempos Li­vres, Ma­nu­tenção, Trans­portes e Ser­viços Ur­banos, Planeamento Estratégico, Gestão do Capital Humano, Manutenção e Gestão Logística, Ambiente e Sustentabilidade, bem como a Coordenação direta das Freguesias. Desde 2013 que é também Pre­si­dente do Con­selho de Ad­mi­nis­tração dos SMA. 

Em janeiro de 2018, assumiu a Presidência da Comissão Política Concelhia do PS Abrantes, sob o lema “Mobilizar. Afirmar. Renovar o Compromisso”. Hoje, é o atual presidente da Câmara Municipal.

Público presente 

*Reportagem radiofónica para ouvir esta quarta-feira no alargado do 12h00