Vila de Rei: Município cria novo circuito para transportes escolares no período da manhã

2020-09-25

Com a abertura do ano letivo foram preparados novos horários para os transportes escolares dos alunos do Agrupamento de Escolas de Vila de Rei (Jardim-de-Infância, 1º, 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário), tendo em consideração todas as condicionantes e limitações causadas pela pandemia da Covid-19, que levaram a diversas alterações no normal funcionamento dos estabelecimentos de ensino.

Desta forma, para o ano letivo 2020/2021, o Município reforça assim o número de veículos destinado aos transportes escolares, com quatro viaturas pesadas e quatro viaturas ligeiras de nove lugares, destinadas a este serviço, que podem apenas utilizar dois terços da sua capacidade. Com mais autocarros a realizarem este transporte, é intenção do Município mitigar os tempos de espera e de permanência nas viaturas por parte do público escolar. É ainda de realçar que os horários escolares não são uniformes, com turmas a terem aulas apenas num dos períodos do dia (manhã ou tarde). O começo das aulas será às 08h30 e o seu término às 18h00.

Neste sentido, o Município irá implementar um novo circuito de transportes escolares para os alunos que só têm aulas no período da tarde, tendo assim um transporte com chegada ao Agrupamento de Escolas pelas 11h30, reduzindo assim o tempo de permanência dos alunos no Estabelecimento de Ensino, com início a 28 de setembro.

Já os alunos que têm aulas no período da manhã estarão no Agrupamento de Escolas às 08h30. O transporte de regresso a casa é realizado a partir das 14h30, para os estudantes que não terão aulas no período da tarde, e a partir das 18h00 para os restantes alunos. Os horários para as diferentes aldeias variam consoante o dia da semana.

O presidente do Município de Vila de Rei, Ricardo Aires, refere que “a pandemia da Covid-19 vai, neste ano letivo, obrigar-nos a novas adaptações nos mais variados processos, como é o caso do transporte dos alunos de e para o Agrupamento de Escolas. A criação deste novo percurso permitirá reduzir o tempo de permanência das nossas crianças e jovens no Estabelecimento de Ensino. É mais uma ferramenta para que os nossos estudantes se possam deslocar com a maior segurança possível e garante o cumprimento de todas as normas estabelecidas pela Direção-Geral de Saúde. Tudo faremos para que possamos proteger os nossos estudantes e, com isso, toda a comunidade. Se todos cumprirmos, venceremos”.