À descoberta de aromas e sabores do outono assinala Passeio da Memória em Constância

Concelhos 2019-11-06

À descoberta de aromas e sabores do outono é o título do percurso que no concelho de Constância vai assinalar as Caminhadas Solidárias da Alzheimer Portugal, uma iniciativa que terá lugar no próximo dia 17 de novembro, com início marcado para as 14h30, junto ao Lar de Santa Margarida da Santa Casa da Misericórdia.

À descoberta de aromas e sabores do outono vai percorrer o vale do ribeiro de Vale de Mestre em busca de cogumelos, de plantas e de frutos silvestres comestíveis, prevendo-se que tenha uma duração média de 2h00, o qual está classificado com um grau de baixa dificuldade.

À semelhança da edição de 2018, este ano também contaremos com a inscrição da pegada no Passeio da Memória, efetuaremos uma caminhada interpretativa com características de exploração dos aromas e saberes da natureza, a qual culmina na Ecoteca do Parque Ambiental de Santa Margarida, onde decorre o evento Aromas e Sabores da Natureza. A iniciativa terminará com um momento de partilha de experiências. 

Recorde-se que o evento Passeio da Memória, é uma iniciativa da Alzheimer Portugal, e resulta da adaptação para Portugal da iniciativa internacional Memory Walk que, desde 2011, tem vindo a decorrer em várias cidades do país. Tem como objetivos informar e consciencializar para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta da Doença de Alzheimer e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado. 

Em 2018, o Passeio da Memória teve lugar em 67 locais por todo o país, assinalando o mês de setembro, Mês Mundial da Doença de Alzheimer. Neste ano de 2019, os Passeios da Memória não tiveram lugar apenas em setembro, mas sim ao longo do ano, entre abril e novembro. Os fundos das inscrições (donativo livre) reverterão para a Alzheimer Portugal 

Com esta iniciativa, que conta com o apoio dos Municípios, a Associação ambiciona desenvolver um conjunto de ações locais que permitam chegar à população em vários momentos ao longo do ano. 50% do valor angariado em cada local será utilizado para a realização de ações que contribuirão para o grande propósito de aumentar os conhecimentos da população sobre a demência, tais como como ações de informação ou atividades formativas. 

Informa o Município de Constância que os interessados devem contactar, para mais informações, a Secretaria do Parque Desportivo Municipal – Piscina Municipal de Constância, através do telefone 249 739 627, nos dias úteis das 09h00 às 20h30.