Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Música

Vila de Rei recebe 16ª edição do Festival Rock na Vila

5/06/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Dias 7 e 8 de junho, o Parque das Feiras de Vila de Rei acolhe mais uma edição do Festival Rock na Vila, uma iniciativa organizada pelo município e que este ano conta com novidades que prometem chamar até ao concelho milhares de visitantes vindos dos quatro cantos do país.

Nesta edição, o cartaz conta com as atuações dos ContraSenso, Protest & Survive e Piruka na noite de 7 de junho, para além da animação na tenda eletrónica com DJ Silver Fox e DJ Kadiv.

Já no dia 8 de junho, Paradigma, Gordo e os Indecentes e Blasted Mechanism deslocam-se até ao ponto mais central de Portugal para dar música aos vilarregenses. O festival encerra com atuações do DJ Fernando Alvim e do DJ R3AKTIV.

A principal novidade da edição deste ano é a inclusão de um espaço de street food, onde os festivaleiros vão ter acesso a uma diversificada oferta de produtos alimentares, com bancos e cadeiras para poderem repousar uns instantes. Mas não só. Nesta 16ª edição podem contar também com o espaço de campismo e parque de merendas remodelado, rede de wifi gratuita e a introdução de copos reutilizáveis, tudo para que a experiência possa ser usufruída ao máximo e, ao mesmo tempo, seja contributiva para uma consciencialização das pessoas ao nível da reciclagem.

Em entrevista à Antena Livre e ao Jornal de Abrantes, o vice-presidente do município, Paulo César Luís, conta que o festival foi já considerado um “Eco Evento” no ano passado e que este ano “voltará a ser. Contudo, procurámos ir mais além e introduzir um conjunto de práticas de reutilização de materiais, porque mais importante do que reciclar é reutilizar e reduzir em muito aquilo que é a quantidade de lixo produzido no festival Rock na Vila”.

Paulo César, vice-presidente do município de Vila de Rei e principal responsável pelo Festival Rock na Vila (Imagem: Carolina Ferreira)

Paulo César admite que este ano o público pode esperar “um extraordinário cartaz” com novos projetos musicais, todos nacionais, de estilos variados, do hip hop ao reggae, do rock ao punk, num ambiente com “muita animação e familiar, que caracteriza o Festival Rock na Vila”.

Uma das bandeiras deste festival é a entrada livre, que se estende ao campismo, e a disponibilização de “um conjunto de infraestruturas de apoio aos campistas e aos festivaleiros gratuitas, assim como os balneários e instalações sanitárias” e ainda acesso às churrasqueiras perto das tasquinhas, conta Paulo César que considera importantes as melhorias impostas para que as pessoas possam “ter melhores condições para socializar”.

Mapa do recinto do festival e espaços contíguos

E desengane-se quem pensa que o público-alvo do Rock na Vila é apenas os jovens. O vice-presidente do município de Vila de Rei conta que o cartaz “procura satisfazer um conjunto de necessidades musicais que as pessoas procuram (…) desde os 7 até aos 77 anos”, havendo também espaços dedicados às crianças, com insufláveis e touros mecânicos, para que “todas as faixas etárias possam desfrutar do festival”.

Outro dos objetivos do festival é “trazer até Vila de Rei aquilo que não se fazia e dar hipótese ao vilarregense de não ter de se deslocar para fora do concelho para ter oferta cultural”, procurando ainda, diz Paulo César, “dar cultura, através de um conjunto de atividades que realizamos no próprio recinto”.

O Rock na Vila tem também disponível um kit oficial, composto por uma t-shirt e um porta-chaves de pescoço, que podem ser encomendados pelo email encomendas.rocknavila@gmail.com ou por SMS para o 966 165 457 (com identificação do requerente), tendo o custo de 10€, sendo posteriormente levantados no recinto do festival.

Pelo Rock na Vila já passaram, em edições anteriores, artistas como Linda Martini, Da Weasel, Clã, David Fonseca, Rita Redshoes, Blind Zero, Ana Free, Mesa, Pluto, Legendary Tiger Man, entre outros.

Com um ambiente que considera ser “alucinante”, Paulo César defende que está tudo a postos para “mais uma grande edição do festival”.

Reportagem: Ana Rita Cristóvão