Pesquisar notícia
quinta,
18 abr 2024
PUB
Música

PEDRO DYONYSYO: «O Céu a dançar (Canção dos Avós)» em homenagem a todos os Avós

26/07/2021 às 07:04
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
(DR)

Esta segunda feira, 26 de Julho é o Dia Mundial dos Avós.

A celebração do dia dos avós é feita através de eventos e de atividades que prestam homenagem e que pretendem demonstrar carinho e apreço a todos os avós.

Netos e filhos presenteiam simbolicamente os seus avós, de forma a agradecer o apoio e dedicação destes à família e mostrar o quanto eles são importantes para os seus familiares.

Foi uma senhora chamada Ana Elisa Couto (1926-2007), conhecida como Dona Aninhas que reivindicou a instituição de uma data que valorizasse a figura dos avós.

Natural de Penafiel e avó de seis netos, ela tentou durante quase 20 anos que a data comemorativa fosse reconhecida, sendo escolhida para a sua celebração o dia 26 de julho, por este ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

A data foi instituída pela Assembleia da República em 2003.

Em 2021, precisamente no Dia Mundial dos Avós, o músico Pedro Dyonysyo revela uma nova canção repleta de muita emoção, feita em homenagem aos seus próprios avós.

Nas redes  sociais o músico escreve no dia de hoje:
 
"Há sensivelmente um ano atrás escrevi esta canção na noite em que a última dos meus quatro avós partiu.
As lágrimas empurravam-me a caneta e a letra nasceu quase que com vontade própria.
Um ano depois, e com a ajuda de muitos amigos, gravámos a canção e realizámos este vídeoclip, orgulhosamente com prata da casa. Se deu trabalho? Sim deu, mas todos os que estiveram a bordo fizeram-no com entrega total e alegria ao longo do processo.
É bom ser e ter Amigos...
As fotografias penduradas no sobreiro são as dos nossos avós mas dedicamos esta canção a todos os avós que deixaram doces memórias nos corações de quem os recorda.
Estamos certos que hoje, Dia dos Avós, se fizermos silêncio e fecharmos os olhos, conseguiremos ouvir o Céu a Dançar..."

(PEDRO DYONYSYO)