Pesquisar notícia
terça,
23 abr 2024
PUB
Música

Liv(r)e realiza-se no dia 25 de Abril 1º Acto: (De)cantar a Liberdade

23/04/2021 às 12:20
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
(DR)

O 1º Acto do Liv(r)e 2021 - co-organizado numa parceria entre a MPAGDP (Música Portuguesa a Gostar Dela Própria), a Habitat Regen e a Raiz de Portugal - realiza-se, no dia 25 de Abril, a partir das 17h45, numa transmissão online através da página de Facebook da MPAGDP.
 
Depois de, em 2020, o Liv(r)e ter acontecido em pleno confinamento com a missão de “Cantar a Liberdade,  este ano, perante a incerteza do recomeço geral das actividades culturais, o Liv(r)e renova o seu lema e pretende “(De)cantar a Liberdade”. Um processo de decantação que se apresenta com vontade de se desdobrar em mais actos ao longo deste ano.
 
O programa – cuja emissão será conduzida por Mafalda Jacinto - inclui três concertos, de Luísa & Constança (18h00), de Gabriel Pepe (20h00) e de Lavoisier (20h45), uma conversa com o tema “A Cultura da Liberdade para a Regeneração dos Territórios”(18h30), moderada por Edgar Valente (Liv(r)e), que conta com a participação de Tiago Pereira (MPADGP), Miguel Atalaia (Bons Sons), Sara Rica (Raiz de Portugal), Gil Penha-Lopes (HabitaRegen), Tiago Pedro (Câmara Municipal de Alenquer), e com as intervenções de  Luís Ferreira (23 Milhas - Ílhavo) , Paulo Lameiro (Rede Cultura Leiria 2027), Joana Canelas (GAIA - Grupo de Acção e Intervenção Ambiental) e Valério Barreto (S.F.U.P.A. - Sociedade Filarmónica União e Progresso da Abrigada). Há ainda uma after-party com Dj Gaiteirinho transmitida pela Rádio Curraleira (21h15).
 
Conforme refere a organização “Somos cada vez mais chamados a escutar o presente, reconhecendo o passado, para podermos imaginar o futuro. Sentimos que o contexto actual humanitário nos convida a rever a forma como vivemos para, acima de tudo, assegurarmos a forma como queremos crescer e evoluir, em prol de outras formas e sinergias sociais, económicas, políticas e espirituais. No fundo, estamos despertos para a necessidade de uma (r)evolução cultural e disponíveis para apoiar este movimento que nos chama a ressignificar o nosso caminho enquanto humanidade, indivíduos e comunidades que somos”.
 
Sendo a liberdade um dos valores basilares transversais à vida, olhar a liberdade sob uma perspectiva de longevidade e sustentabilidade através de um sentimento de amor e de pertença. O Liv(r)e defende uma visão cultural regenerativa. “Para entendermos o que implica a liberdade é necessário compreender que ela começa e acaba nas escolhas que fazemos. E para agir a partir deste prisma é preciso começar por abrir espaço para o diálogo entre as várias frentes de acção” e é isso que se pretende com a realização deste evento.
 
Sendo um evento, de momento, sem quaisquer apoios financeiros ou fins lucrativos, a organização agradece contributos e sugere a participação através de comentários e de outras formas de interação que serão referidas ao longo do evento. Monetariamente, as contribuições podem ser feitas através da conta Liv(r)e na plataforma donorbox: https://donorbox.org/liv-r-e-1-acto-2021.
 
O Liv(r)e conta ainda com os apoios do Bons Sons e da Rádio Curraleira e a participação da Câmara Municipal de Alenquer, da Rede Cultura Leiria 2027, da S.F.U.P.A. (Sociedade filarmónica União e Progresso da Abrigada) e do GAIA (Grupo de Acção e Intervenção Ambiental).