Pesquisar notícia
terça,
16 abr 2024
PUB
Música

Dez temas competem hoje pelos últimos lugares na final do Festival da Canção

27/02/2021 às 07:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Os últimos cinco temas finalistas do Festival da Canção 2021, cujo vencedor irá representar Portugal no 65.º Festival Eurovisão da Canção, em maio nos Países Baixos, são hoje escolhidos entre dez canções a concurso.

Na segunda semifinal, que será transmitida hoje à noite em direto na RTP1, a partir dos estúdios de Lisboa, concorrem, por ordem de apresentação: “I got music” (tema composto e interpretado por Da Chick), “Jasmim” (Tainá), “Mundo Melhor” (tema composto por Virgul e interpretado por Ariana), “Volte-Face” (Pedro da Linha/Eu.Clides), “Joana do Mar” (Joana Alegre), “Não vou ficar” (Pedro Gonçalves), “Com um abraço” (Viviane/Ana Tereza), “Por um triz” (Carolina Deslandes), “A vida sem acontecer” (João Vieira/Graciela) e “Dancing in the stars” (Neev).

Destas canções, serão escolhidas as cinco que faltam para a final, marcada para 06 de março, e que, ao contrário de anos anteriores, irá acontecer em estúdio e sem público, devido à pandemia da covid-19.

Nas semifinais, o peso das votações é repartido entre os telespectadores e um júri cujos elementos - os cantores Marta Carvalho, NBC, Paulo de Carvalho e Rita Guerra, a fotógrafa Rita Carmo e a radialista Vanessa Augusto - foram escolhidos pela RTP.

Na primeira semifinal, que decorreu no dia 21 de fevereiro, foram escolhidas para passar à final: “Na mais profunda saudade” (tema composto por Hélder Moutinho e interpretado por Valéria), “Saudade” (Karetus/Karetus e Romeu Bairos), “Love is on my side” (Tatanka/The Black Mamba), “Dia Lindo” (composto e interpretado por Fábia Maia) e “Contramão” (Filipe Melo/Sara Afonso).

Na final, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.

Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.

Os temas a concurso podem ser ouvidos no canal de Youtube do Festival da Canção.

A música “Medo de Sentir”, interpretada por Elisa e composta por Marta Carvalho, venceu em 2020 o Festival da Canção e deveria ter representado Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que estava previsto para os Países Baixos, mas que foi adiado um ano devido à pandemia da covid-19.

Em 2021, não há risco de o concurso, que reúne representantes de 41 países, não acontecer, visto que os concorrentes vão gravar as atuações nos seus países.

As semifinais da 65.ª edição do festival Eurovisão da Canção estão marcadas para os dias 18 e 20 de maio e, a final, para o dia 22 do mesmo mês.

Portugal participou no Festival Eurovisão da Canção pela primeira vez em 1964, tendo entretanto falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).

Entre 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014, 2015 e 2019, Portugal falhou a passagem à final.

Lusa