Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Música

Coro Misto da Beira Interior conquista 4 Medalhas de Ouro na Croácia

5/11/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Coro Misto da Beira Interior, dirigido por Luis Cipriano, conquistou 4 Medalhas de Ouro na primeira edição do Adriatic Pearl Choir Competition & Festival que decorreu de 30 de Outubro a 3 de Novembro em Dubrovnik, na Croácia. O Coro, que competiu em 4 categorias (Música Sacra, Coros Mistos, Folk e Música Moderna) conseguiu o feito inédito no seu historial que foi o de obter igual número de Medalhas de Ouro tornando-se também no primeiro Coro português a atingir tal resultado.

Com júri oriundo da Croácia, Israel e Dinamarca, participaram no evento Coros da Bélgica, Croácia, Áustria, China, Indonésia, Suécia, Israel, Lituânia, Noruega, Polónia, sendo o Coro Misto o único representante de Portugal.
Foram 13 no total as peças preparadas para as 4 categorias desta competição, passando por compositores como Antón Bruckner, Arcadelt, Diogo Melgaz e Luis Cipriano, Roger Emmerson, Robert Kelly entre outros.


A melhor pontuação foi conseguida na categoria de Coros Mistos sendo a obra de Luís Cipriano “Crazy Medley for Crazy People” a mais pontuada de todo o repertório. E quando todo o Coro festejava ainda a 4ª Medalha, surge uma inesperada distinção precisamente com esta obra tendo Luís Cipriano recebido o prémio da obra mais original assim como também o Coro a de melhor interpretação provocando naturalmente uma nova explosão de alegria. Foi assim com esta obra que o Coro foi convidado para realizar o encerramento do Concerto Final e que colocou toda
uma plateia de cerca de 1000 pessoas em êxtase, aplaudindo de pé durante largos minutos e com a particularidade de estarem entre o público todos os coros que participaram neste evento. Depois deste concurso o Coro Misto da Beira Interior contabiliza no seu currículo em concursos internacionais 2 Medalhas de Bronze, 7 de Prata e 9 de Ouro conquistadas na Zwickau (Alemanha), Busan (Coreia do Sul), Budapeste (Hungria), Veneza (Itália), Torun (Polónia) e Dubrovnik (Croácia).

Aproveitando a estadia na Croácia o Coro Misto realizou também no dia 1 de Novembro um concerto na Igreja Ortodoxa em Trebinje na Bósnia e no dia 3 no Centro Cultural de Tivat no Montenegro. Em ambos os concertos foi interpretado o programa FADO e onde o público foi extremamente caloroso e mostrou ser conhecedor desta nossa música portuguesa.

Dia 17 de novembro, o Coro será recebido na Câmara da Covilhã e onde irá interpretar algumas das obras que levou para Dubrovnik.