Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Multimédia

Tramagal: Hey! Hackathon já tem vencedores e quer a internacionalização

29/04/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Equipa Vencedora

A equipa de estudantes “Proto Tripeiros” da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto venceu o Hey! Hackathon na fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE), no Tramagal.

O anúncio dos três projetos vencedores da maratona tecnológica aconteceu hoje, ao final da tarde. O Hey! Hackathon juntou 25 equipas, num total de 120 jovens, que entre a passada sexta-feira até este sábado desenvolveram novas soluções tecnológicas.

A equipa vencedora composta por Carlos Novo, Elias Ferreira, Telmo Ferreira, João de Sá e Francisco Pinto, vai realizar uma visita à Mercedes-Benz Museum na Alemanha, sendo este o primeiro prémio.

À Antena Livre, os alunos do 2º ano de engenharia electrotécnica referiram que já tinham participado em diversos Hackathon`s e que até agora nunca tinham ganho nenhum.

 “De facto ficámos muito contentes porque este foi o maior em que já participámos e está muito bem organizado. Só a experiência de visitar a linha de produção já era um prémio”, referiram os jovens estudantes.

Já Jorge Rosa, CEO da Mitsubishi Fuso Truck Europe, fez um balanço muito positivo da segunda edição do Hey! Hackathon: “O resultado final era exatamente aquilo que nós esperávamos. As expectativas não saíram defraudadas. Este ano, numa co-organização com o CEiiA quisemos fazer uma abertura à comunidade estudantil do país e resultou em pleno. Tivemos excelentes ideias e portanto os objetivos estão de facto cumpridos e estamos muito satisfeitos”.

Quanto a próximas edições, Jorge Rosa afirmou que a “qualidade pode ir aumentando e podemos eventualmente passar a fazer um evento de nível internacional. Esse será um próximo passo”.

“Mais do que as ideias, esta abertura à comunidade estudantil é de facto muito importante. Este olhar novo sobre a nossa empresa é algo que não podemos ficar indiferentes. Não podemos ficar fechados sob nós mesmos e isso para nós é a maior mais-valia que retiramos deste evento”, acrescentou o responsável.

Numa organização conjunta da MFTE e do CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, no Hey! Hackathon estiveram representadas 10 instituições de ensino superior, de norte a sul, entre as quais as Universidades do Minho, Porto, Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Lisboa e Évora, e os Politécnicos do Porto, Leiria e Tomar.

O segundo lugar do Hey! Hackathon foi atribuído à equipa “Verdadeiros” do Instituto Superior do Porto e o terceiro à equipa “Master Mind” do Superior Técnico.

Segundo Lugar

Terceiro Lugar

O segundo prémio passa pela entrega de um NVIDIA Shield Tablet a cada estudante e o terceiro prémio será uma driving experience num Mercedes no autódromo do Estoril e de Braga.

 Luís Leitão, diretor de produção, explicou o projeto vencedor à Antena Livre, dando conta que se trata de uma solução com duas vertentes: “O sharing (a partilha) de veículos eléctricos em que os vários clientes têm disponível uma aplicação onde conseguem reservar a utilização do veículo fazendo um sharing da mesma utilização não necessitando de a comprar”.

“O segundo componente do projeto passa por integrar todas as redes de vendas e de concessionários em que os veículos estão munidos de sensores e de dispositivos a alimentar a rede com informações, quanto à sua utilização, estado e necessidades. Com recolha destes dados vai ser possível à rede perceber quando e em que momento e em que quantidade é que a manutenção e revisão desses carros se vai realizar. É quase uma telemetria realizada do ponto de vista do cliente suportada pela oficina”, acrescentou o diretor de produção.

Luís Leitão afirmou que poderá haver aplicabilidade do projeto vencedor em termos práticos.

 

Notícia relacionada:

http://www.antenalivre.pt/noticias/tramagal-hey-hackathon-da-mitsubishi-e-um-exemplo-no-pais-ministro/