Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Multimédia

Tramagal: Hey! Hackathon da Mitsubishi “é um exemplo” no país - Ministro

29/04/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Hey! Hackathon iniciou esta sexta-feira na fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE), no Tramagal. Até este sábado está a decorrer na fábrica do Tramagal uma maratona tecnológica de 24 horas non stop, numa organização conjunta da MFTE e do CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto.

A inauguração do evento, ao final da tarde, contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor e do secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.

O Ministro deixou uma palavra de agradecimento à administração da Mitsubishi e afirmou que a empresa de Tramagal é um “exemplo, não apenas no avança tecnológico, mas na capacidade e estimulo à aprendizagem”.

“Hoje para se empregar e para ser empregado é preciso aprender e depois de aprender, empreender. Por isso, esta colaboração da Mitsubishi com o CEiiA é sobretudo aquilo que nós acreditamos que fará uma geração mais empreendedora”, afirmou o governante.

Em declarações à Antena Livre, o Secretário de Estado da Indústria considerou que a segunda edição do Hey! Hackathon da Mitsubishi “está muito mais sofisticada, o ano passado já foi um exemplo e foi a primeira fábrica a fazer algo semelhante. Este ano, trouxeram mais ambição, hardware e outras ligações. Praticamente todo o ensino superior está aqui representado e por isso estão de parabéns”.

“O Hey! Hackathon da Mitsubishi começou a ser a referência e todas as empresas em Portugal querem fazer um Hackathon semelhante a este. A empresa de Tramagal está felizmente aqui para o país e é com iniciativas destas que prova que vai estar aqui por muitos mais anos e isso é que importante”, reforçou João Vasconcelos.

O Secretário de Estado disse ser importante “ter dezenas de jovens no chão de uma fábrica, a quererem aprender como é que uma fábrica funciona e a quererem melhorar uma fábrica. É fundamental para eles até para terem na sua opção profissional esta área (…) Como também para os quadros médios superiores da empresa é muito importante o contacto com estes jovens”.

Por sua vez, Jorge Rosa, CEO da Mitsubishi Fuso Truck Europe, disse ver com “bons olhos” a adesão que o Hey! Hackathon 2017 teve. Para o CEO, os 120 estudantes presentes representam “o sucesso da primeira edição, que foi muito apreciada”.

Quanto às soluções tecnológicas que os jovens estão a elaborar, Jorge Rosa referiu que “este ano, estão mais ligadas à conetividade, quer das pessoas, quer dos produtos e quer dos processos. Portanto, são desafios diferentes dos quais esperamos propostas interessantes deste grupo de estudantes que aqui estão”.

O Hey! Hackathon está a desafiar 25 equipas, num total de 120 jovens, a desenvolver novas soluções em 3 áreas: “Connected Product” - como um serviço de mobilidade sustentável; “Connected Process” - como uma ferramenta para a eficiência produtiva e “Connected People” - como forma de melhorar a comunicação na linha de produção.

Neste desafio estão representadas 10 instituições de ensino superior, de norte a sul, entre as quais as Universidades do Minho, Porto, Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Lisboa e Évora, e os Politécnicos do Porto, Leiria e Tomar.



Notícia relacionada:

http://www.antenalivre.pt/noticias/tramagalhey-hackathon-tem-inicio-esta-sexta-feira-com-o-ministro-da-ciencia/