Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Entrevistas

Music Box – As músicas de Celeste Simão

23/04/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Celeste Simão é professora do primeiro ciclo do ensino básico, mas há 10 anos que desempenha o cargo de vereadora na Câmara de Abrantes.

Natural da vila Ribatejana da Golegã, Celeste sempre andou ligada às actividades campestres por via de uma família que sempre foi muito trabalhadora. Recordou no Music Box que quando ia algum governante à vila era a mãe que ia apanhar as flores para fazer os arranjos para as cerimónias oficiais. Pelo meio, muito antes de saber que iria ser professora, já brincava com os amiguinhos. “Punha as cadeiras na rua em fila e dava as aulas. E eles tinham de me ouvir.”

Mais tarde tem de apanhar o autocarro para ir fazer o ensino secundário em Torres Novas e a música era uma constante na vida dos jovens e nas viagens entre a escola e a casa.

Em 1987 concluiu o curso e avançou para a vida de professora tendo passado por vários concelhos, Ponte de Sor, Gavião, Sardoal, Abrantes e também com entrada no ensino recorrente, ou seja, ensinar os adultos a ler e escrever.

Depois, já em Abrantes, abraçou outros projectos, nomeadamente o PIEF, um programa que visava dar apoio aos jovens mais problemáticos.

Celeste Simão fez as escolhas músicas para o Music Box. Começou por uma música que a marcou na juventude e antes até do 25 de Abril de 74, seguiu depois para o projecto nacional Rio Grande, por um tema que faz lembrar a escola e as histórias de vida e concluiu com o fado de Amália Rodrigues. A música de Ermelinda Duarte tem um início que marcava sempre que tocava na rádio, na década de 70, principalmente uma parte da letra, como contou, nos períodos antes e depois do 25 de Abril de 1974:

“Uma gaivota voava, voava,

assas de vento,

coração de mar.

Como ela, somos livres,

somos livres de voar.”

Celeste Simão recordou que cantava muito quando ia, na infância e juventude, passar férias para a Nazaré. As viagens eram sempre uma grande festa.

As músicas da Celeste Simão:

Ermelinda Duarte – Somos Livres

Rio Grande – A Fisga

Amália Rodrigues – Foi Deus

 

Jerónimo Belo Jorge