Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

VN da Barquinha: Município assina protocolo com o IPT e avança com Centro de Estudos Politécnicos

12/06/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Fernando Freire e  Eugénio de Almeida

O Município de Vila Nova da Barquinha assinou hoje um protocolo de parceria com o IPT – Instituto Politécnico de Tomar para a constituição de um Centro de Estudos Politécnicos.

O momento foi formalizado, ao início da tarde na Galeria do Parque, com a presença de Eugénio de Almeida, presidente do IPT e Fernando Freire, presidente da Câmara Municipal.

Na ocasião, Eugénio de Almeida referiu que o protocolo firmado “é um culminar de um conjunto de atividades” que têm sido desenvolvidas ao longo dos anos entre o IPT e a Câmara de VN da Barquinha.

“Esta é uma parceria que se iniciou há muitos anos, com o Centro de Interpretação de Arqueologia do Ribatejo Norte, que foi dos primeiros a instalar aqui na Barquinha e depois com o projeto do Centro de Estudos de Arte Contemporânea (CEAC). Curiosamente, a Barquinha foi-nos oferecendo competências, valências e o gosto pela arte contemporânea”, salientou o presidente.

Eugénio de Almeida congratulou-se com o momento, dando conta que era com muita “satisfação” que mais uma vez o IPT se associava à Câmara Municipal barquinhense para “construir um novo projeto” e para conferir a possibilidade do IPT vir a ter cursos técnicos profissionais nas áreas das artes “e cursos de pós-graduação, respondendo às necessidades das pessoas da Barquinha, mas também dos concelhos limítrofes”.

Por sua vez, Fernando Freire também considerou que o protocolo para a constituição de um novo Centro de Estudos era mais um passo no âmbito do que tinha sido iniciado com o IPT há muitos anos atrás.  E considerou que o novo Centro de Estudos vai ser mais uma oportunidade “e vai criar novas competências” artísticas para os munícipes da região.

O novo Centro de Estudos Politécnicos, deverá entrar em funcionamento no próximo ano letivo, com Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), e pós-graduações nos domínios do património, arqueologia, artes e fotografia, entre outras.

As aulas vão ter lugar no Centro de Estudos de Arte Contemporânea e também no Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo onde já está a funcionar um subgrupo em ninho de empresas onde estão vários artistas.

 

O protocolo foi assinado na Galeria do Parque onde está a exposição: Sebastianismo revisitado, de Sam Abercromby

 

Notícia relacionada:

https://www.antenalivre.pt/noticias/vn-barquinha-vai-ter-centro-de-estudos-politecnicos