Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
1

Tramagal: Empresas vão acolher cursos profissionais da Escola Octávio Duarte Ferreira. Protocolo é assinado hoje

30/05/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Acontece hoje, pelas 19h00, a cerimónia de assinatura do Protocolo de Formação Profissional em Contexto Laboral, entre o Município de Abrantes, a Junta de Freguesia de Tramagal, o Agrupamento de Escolas nº2 de Abrantes, a Mitsubishi Fuso Truck Europe e a Futrimetal. A cerimónia tem lugar na Escola Básica e Secundária Octávio Duarte Ferreira, em Tramagal.

A Câmara Municipal de Abrantes aprovou a assinatura de um protocolo para o desenvolvimento no contexto laboral de cursos profissionais de técnico de soldadura e técnico de manutenção industrial de metalurgia e metalomecânica, a funcionar no próximo ano letivo na Escola Básica e Secundária Octávio Duarte Ferreira, em Tramagal.

“São dois cursos. É o curso de Soldadura e um outro na área da Metalomecânica, que vão funcionar com a parte teórica nas instalações da escola e a parte prática nas empresas, na Mitsubishi Fuso Truck Europe e na Futrimetal, que acolheram bem a ideia”, referiu à Antena Livre Celeste Simão, vereadora com o pelouro da Educação, na CMA.

 Os cursos profissionais surgem “dando cumprimento a mais uma das metas incluídas no nosso projeto educativo municipal que tem vindo a ser trabalhado ao longo do tempo, que é a construção da oferta formativa dos vários Agrupamentos” e a “partilha entre eles, ou seja, em concertação” a nível local e depois regional.

“Tendo em conta as necessidades do tecido empresarial, aquilo que os jovens vão procurando no ensino profissional, como uma oportunidade e tendo em conta todo o trajeto que temos vindo a percorrer pensou-se em avançar com este projeto uma vez que também temos um complexo industrial na zona de Tramagal”, justificou a vereadora, dando conta que as empresas daquele complexo têm tido dificuldade em encontrar mão de obra especializada.

Celeste Simão

Celeste Simão referiu que a Escola Básica e Secundária Octávio Duarte Ferreira “oferece” condições para a receção dos cursos profissionais, pois já tem algum “equipamento que dá resposta” aos mesmos.

 “Vamos rentabilizar o que a escola tem e vamos valorizar o território do Tramagal que tem na sua envolvência uma grande ligação à área da metalomecânica”, salientou a responsável, tendo avançado que os cursos já estão aprovados na rede da oferta formativa do concelho, nomeadamente ao nível do Agrupamento nº2 de Abrantes.

Celeste Simão considera que este poderá ser o início “de um projeto muito bom, assim os alunos apareçam”.