Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Sardoal: Creche Municipal entrou em funcionamento no dia 1 de setembro (C/ÁUDIO)

3/09/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Créditos fotos: Câmara Municipal de Sardoal

No seguimento da decisão da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal, a dar conta do encerramento definitivo da valência de creche no final deste ano letivo, o Município de Sardoal assegurou, posteriormente, a valência da mesma no concelho.

Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal, afirmou que "a reunião decorreu na segunda-feira e, no dia 1 de setembro, as crianças começaram a frequentar o espaço com toda a normalidade".

"Temos uma sala-berçário e depois mais duas salas para crianças com um/dois anos”, disse o autarca, explicando ainda que foi feita uma pré-inscrição para se perceber o número de crianças que iam entrar na creche.

"São 41 crianças, mas não vão entrar todas ao mesmo tempo, uma vez que algumas delas ainda estão com os pais, em licença de maternidade e paternidade”, acrescentou o presidente da autarquia.

Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal 

A Creche está funcionar no espaço do Jardim de Infância, onde foi instalada uma estrutura modelar, mas, a longo prazo, o objetivo é "encontrar um financiamento para termos um espaço definitivo, que nos dá a possibilidade de ter um ensino desde o berço até ao 12º ano de escolaridade".

Ao assumir a valência de Creche, o Município de Sardoal reforçou os programas de apoio a famílias e de promoção da fixação de jovens casais no concelho. Miguel Borges salientou que "não há nenhum concelho que possa sobreviver sem educação se quiser aumentar a taxa de natalidade e, portanto, os locais onde as crianças começam a sua sociabilização são muito importantes".

"Era impensável o concelho de Sardoal não ter uma creche e, por isso, encontrámos aquela que foi a melhor solução no pouco tempo que tivemos", concluiu o presidente do Município. 

Marta Bessa