Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Sardoal: Alunos participaram num projeto de voluntariado em Roma

13/03/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Agrupamento de Escolas de Sardoal marcou presença no 1º Encontro do projeto eTwinning na cidade de Tivoli, Roma, entre os dias 25 de fevereiro e 1 de março, onde estiveram reunidos cerca de 50 alunos e professores dos dois países.

A ação centrou-se no âmbito de um projeto de voluntariado e solidariedade jovem intitulado ”Together We Can Change the Word”.

Segundo um comunicado do Agrupamento de Escolas, de Sardoal marcaram presença um grupo de 12 alunos e 2 professores que tiveram a oportunidade de visitar a escola e conhecer os seus cursos, realizar workshops temáticos e atividades desportivas.

Os alunos e professores visitaram ainda locais emblemáticos de Tivoli como por exemplo duas antigas vilas residência dos Imperadores de Roma, a Vila D` Este e a Vila Adriana, ambas classificadas como Património da Humanidade pela UNESCO.

Os cinco dias da visita foram marcados por dois dias de visita à cidade de Roma, nomeadamente a monumentos e sítios emblemáticos como o Vaticano, onde os alunos assistiram à cerimónia dominical “Angelus” com a presença do Papa Francisco, a Basílica de São Pedro, a Fonte de Trevi, a Praça de Espanha, o Coliseu, o Panteão, entre outros, que mostraram a riqueza histórica, a cultura e a monumentalidade de uma cidade cheia de património, avança o comunicado.

“Foram dias intensos, marcados pela simpatia e disponibilidade dos alunos e professores italianos e, talvez acima de tudo, pela enorme hospitalidade e generosidade com que as famílias de acolhimento receberam os alunos. Este 1º encontro do projeto eTwinning representou para muitos dos alunos que nele participaram “a melhor experiência” da vida de cada um deles, tendo contribuído para o seu enriquecimento cultural e crescimento pessoal. Foi mais uma oportunidade para aprender e valorizar a diversidade cultural na Europa, enriquecer a sua vida pessoal e construir novas amizades”, pode ler-se no comunicado.