Pesquisar notícia
terça,
16 abr 2024
PUB
Academia

Rossio ao Sul do Tejo: Academia abre portas para “que as crianças sejam crianças” (C/ ÁUDIO)

6/07/2021 às 12:52
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Já abriu em Rossio ao Sul do Tejo o novo espaço da Associação Cornucópia de Talentos. Nas antigas instalações do Centro de Saúde, nasceu a Academia. Um espaço de ATL que proporciona às crianças diversas experiências e vivências.

Gisela Oliveira, presidente da Direção da Associação Cornucópia de Talentos, começou por explicar à Antena Livre o porquê da necessidade de novas instalações, mantendo, ainda assim, as que já existem na cidade de Abrantes.

“O espaço na cidade começou por ser, e continua a ser, um espaço terapêutico dedicado a medicinas e terapias integrativas, juntando as terapias holopatas e medicina convencional com outras terapias que possam complementar essa medicina convencional, como medicina energética ou medicina vibratória”.

Em Rossio ao Sul do Tejo funciona agora “o outro pilar da Cornucópia de Talentos, que é a educação”.

Gisela Oliveira explicou que a filosofia do novo espaço é antroposófica, ou seja, “voltamos a parte educativa para a criança, valorizando o aspeto mental, psicológico e espiritual”.

Na Academia os jovens vão ter atividades “de muita criatividade” que irão levar a crianças “a voar”. As Atividades de Tempos Livres (ATL) para as crianças terão início dia 9 de julho, após o encerramento do ano letivo, e delas constam a construção de uma horta pedagógica, iniciação à culinária, artes teatrais, danças, jogos tradicionais, reciclagem, construção de brinquedos, yoga infantil, pintura, modelagem com barro e plasticina, e muitas outras brincadeiras.

As novas instalações foram cedidas pela Fundação Ernesto Estrada “a quem explicámos o projeto e concordaram de imediato”. Não é uma cedência a título gratuito mas sim “uma renda tão simbólica que já nem existe, só para se poder dizer que está arrendado mas, na realidade, trata-se praticamente de uma cedência”, explicou Gisela Oliveira. Na página da internet da Fundação Estrada pode ler-se que a Fundação “disponibilizou através de contrato de comodato as antigas instalações do centro de saúde de Rossio ao Sul do Tejo, à Associação - Cornucópia de Talentos para aí desenvolver as suas atividades”.

Gisela Oliveira, presidente da Direção da Associação Cornucópia de Talentos

 

Todo o equipamento da Academia foi doado pela Câmara Municipal de Sardoal. Material que “também recuperámos e temos mesas para as crianças, cadeiras, secretárias, armários, quadros, telas de projetar...”

O quintal e as caves do edifício foram limpas, “pintámos e remodelámos sempre com esta filosofia da reciclagem e de aproveitar o velho”. As caves reaproveitadas vão servir para, numa delas, funcionar um ATL específico para férias de verão e, durante o ano letivo, para atividades extracurriculares e onde vai estar “o cantinho da criatividade”.

A outra cave vai ser “uma sala de meditação, de yoga, de relaxamento”. Explicou Gisela Oliveira que “cada vez mais temos pais a pedir para os miúdos terem esse tipo de atividades e temos tido muitas inscrições, aliás, já estamos com muito poucas vagas. Embora reconheçamos a importância das novas tecnologias, há que despertar na criança o seu sonho de ser criança e que eles a vivam. Isto para que, mais tarde, não termos que recuperar a nossa criança interior. É preciso que as crianças sejam crianças, que se sujem, que toquem na terra, que brinquem”.

A Academia vai ter três gatos que são as mascotes do espaço. “O Copy, o Xico e o Tejo são três gatos bebés que vão recebê-los e crescer com eles e incentivar as crianças a lidar e a cuidar de animais”.

A presidente da Direção da Associação Cornucópia de Talentos disse ainda que “cada criança vai plantar uma árvore e seguir o seu crescimento” e um dos objetivos é este intercâmbio das crianças com a natureza “e com elas próprias”.

Neste momento, devido à pandemia, “temos um limite de 16 crianças para cumprir o distanciamento”. Há uma empresa que oferece os testes “para testar as crianças antes de entrarem e vamos seguir todas as normas de segurança”.

O ATL da Academia irá funcionar durante as férias escolares, desde as 7h30 às 19h30, de segunda a sexta- feira. Os almoços estão incluídos.

A Academia é constituída por uma equipa multidisciplinar – psicólogos, psicoterapeutas, psicomotricistas, terapeutas da fala e auxiliares de Educação - que irão acompanhar as crianças ao longo deste período, proporcionando também um apoio aos pais na educação dos seus filhos.

A Academia conta “com muitas crianças com necessidades especiais, como Trissomia 21, Síndrome de Asperger, autismo... e portanto, é essa equipa que vai trabalhar connosco”.

A Cornucópia de Talentos - Associação para a Promoção da Saúde e o Desenvolvimento Humano existe deste 2019 e tem funcionado com o seu espaço terapêutico nas suas vertentes de promoção da Saúde e do desenvolvimento pessoal, na rua Infante D. Henrique, no centro histórico da cidade de Abrantes. Nessas instalações, a Cornucópia continua a disponibilizar consultas de Terapia Quântica, Terapia com Cristais, Homeopatia, Acupunctura, Psicologia, Terapia da Fala, Terapia Assistida por Animais, Astrologia, Numerologia, Tarot, Naturopatia, Massagens Terapêuticas e Pressoterapia.

A Academia abriu portas para uma vertente educativa e está instalada em Rossio ao Sul do Tejo, nas antigas instalações do Centro de Saúde.

 

Galeria de Imagens