Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Educação

Mouriscas: EPDRA divulga oferta formativa sob o lema “Qualificar…É Crescer!”

18/06/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Qualificar…É Crescer! É este o lema da EPDRA, Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, com sede na Herdade da Murteira, Mouriscas para o próximo ano letivo.

O estabelecimento de ensino já divulgou os cursos profissionais que estarão disponíveis e que vão desde as áreas da Agropecuária, Gestão Equina, Ambiental e Rural e Cozinha e Pastelaria.

Para além dos cursos profissionais, a EPDRA disponibiliza Cursos de Educação/Formação, tipo 2 de Operador Agrícola e Padeiro e Pasteleiro.

João Quinas, diretor da Escola, começou por explicar que a oferta formativa não oscila muito do ano letivo 2017/2018, porque na verdade os cursos dependem da aprovação da tutela. “As escolas profissionais acabam por ver uma limitação na sua oferta porque só estamos autorizados a abrir as ofertas formativas que tivemos nos anos anteriores”.

Em jeito de exemplo, João Quinas focou a área florestal como sendo uma área prioritária para a escola, mas que não recolheu a aprovação por parte do Ministério da Educação. “Este ano, tentamos pôr uma formação na área da floresta, sendo que até tivemos formação nessa área, contudo, o índice de relevância que ficou definido para o curso é muito baixo. Portanto, infelizmente estamos sempre muito limitados aquilo que é o nosso histórico”.

O diretor reconhece que é preciso apostar na floresta, começando pela formação dos jovens.

“Sendo que temos o território todo devastado pelos fogos, era importante começar este trabalho de base e o trabalho deveria de começar pela formação, por incentivar os jovens para a floresta”, afirmou o responsável, tendo feito notar que é necessário pensar numa floresta com uma “perspetiva mais atual e mais moderna. Numa perspetiva em que os jovens se sentissem atraídos por este tipo de atividades porque o que sabemos é que a atividade florestal nunca foi atrativa para os jovens. E é preciso inverter este processo”.

Segundo João Quinas, os cursos profissionais da EPDRA “têm tido boas saídas profissionais”.

“Nós temos feito alguns estudos acerca da empregabilidade destes cursos e, quer o curso de Gestão Equina, quer o curso de Agropecuária, têm níveis de empregabilidades bastante elevados, ou seja, são cursos cuja a empregabilidade se situa entre os 80%. Quando terminam, cerca de 80% dos alunos ingressam no mercado de trabalho”, salientou o diretor.

Por sua vez, ao nível da área do Turismo, há menos empregabilidade. Explica João Quinas que muitos dos jovens, após a passagem pela EPDRA, procuram a formação superior e depois não têm saídas profissionais. Contudo, João Quinas lembrou que “a área do Turismo está em franca expansão, sendo um dos setores que mais cresceu em Portugal e juntamente com o Turismo está a área da Restauração”.

O curso de Restauração tem também muito boa aceitação no mercado de trabalho. “É um curso que temos há pouco tempo, mas é um facto que os alunos quando terminam são rapidamente solicitados”, garantiu.

“Neste curso temos também alguns jovens que seguem formações superiores para continuarem a investir na área e ainda bem que é assim”, considerou o responsável.

Em jeito de balanço, João Quinas referiu que os cursos da EPDRA “mantêm bons níveis de empregabilidade e aceitação no mercado e que esse facto, é motivo de satisfação” para a direção da escola.

Para além da oferta formativa, a EPDRA conta com Subsídios de Alojamento e alimentação; Bolsas de profissionalização e Estágios Internacionais.

 

EPDRA recebe congresso de Ferradores e Veterinários

Nos dias 6 e 7 de julho, a EPDRA recebe o Congresso Internacional de Ferradores e Veterinários. A ação, que conta com um conjunto de parceiros, pretende focar-se sobre os temas da tecnologia, experiência e qualificação.