Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Educação

“Mação Já Reutiliza” os Manuais Escolares

26/04/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal, apresentou hoje, na reunião do executivo camarário, uma nova campanha. Chama-se “Mação Já Reutiliza” e tem como objetivo representar uma poupança na aquisição dos manuais escolares.

A iniciativa surge pelas mãos da SPIN Mação, que em estreita parceria com o Município, vai possibilitar às famílias do concelho uma poupança de 80% na compra dos manuais escolares do 5º ao 12º ano.  

Em declarações Antena Livre, Vasco Estrela afirmou que era “compromisso eleitoral” por parte da Câmara “tentar encontrar forma de ajudar as famílias a pouparem na aquisição dos livros escolares ou contribuir na aquisição dos manuais mediante o rendimento de cada agregado familiar”.

“Vamos assim fazer este protocolo, com duração de um ano letivo e a ideia é que as famílias possam poupar até 80% no valor dos livros, através da sua reutilização”, acrescentou o autarca.

Vasco Estrela explicou o funcionamento do projeto: “ um aluno dispõe de um livro que já foi utilizado, já não precisa de utilizar mais o livro, dá esse livro para ser reutilizado e nesse momento receberá 20% do valor que pagou por esse manual e na aquisição de um novo terá um desconto até 60%. Isto dará um desconto médio global de 80%”.

Esta iniciativa é dirigida aos alunos a partir do 5º ano sendo que os alunos do ensino primário já são contemplados com manuais gratuitos. Uma medida aplicada recentemente pelo Ministério da Educação, mas que já era realizada pelo Município de Mação.

Vasco Estrela disse esperar acolhimento por parte da comunidade à iniciativa: “No fundo a Câmara está a cumprir a sua missão e até um pouco mais do que isso, está a disponibilizar mais uma ferramenta que as pessoas podem utilizar para poderem poupar aqui algum dinheiro. Agora dependerá da vontade das pessoas e da sua abertura à iniciativa”.

Os manuais devem ser entregues em pontos de recolha próprios que ficarão na escola sede do Agrupamento Escolas e na Câmara Municipal. Nestes locais os interessados poderão deixar os manuais e fazer a inscrição para receber os novos já com o desconto implícito.

A ação “Mação Já Reutiliza” representa um investimento autárquico de 12.500 mais iva e iniciará no próximo ano letivo.

Todas as informações sobre o projeto estão em spinmacao.pt 

Reunião do executivo camário de hoje