Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
Tramagal

Escola de Tramagal avança para requalificação

31/12/2020 às 10:52
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

 

A Câmara Municipal de Abrantes aprovou a 22 de dezembro, o projeto para reabilitação da Escola Básica (2.º e 3.º ciclo) e Secundária Octávio Duarte Ferreira, em Tramagal. Trata-se de uma obra com o valor de 828 mil euros, sem IVA, que vai ser candidatada a financiamento comunitário através do “PI 10.5 Infraestruturas da Educação do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da CIMT – Centro 2020”.

De acordo com comunicado do Município, antes do da empreitada, o projeto será ainda objeto de revisão por “entidade devidamente qualificada para a sua elaboração, distinta do autor do mesmo”. Este projeto, de acordo com a mesma nota obteve parecer positivo da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares DGEstE.

Aquilo que está previsto é que a intervenção incida sobre a remoção das coberturas dos edifícios com amianto sendo substituídas por novas; reabilitação de janelas, vãos de escadas, parte elétrica e melhoria das condições térmicas; substituição dos pavimentos; pinturas; revestimentos e arranjos exteriores. Há ainda a previsão de que possa vir a ser implementada uma nova solução para cobertura dos telheiros.

Depois da intervenção a escola ficará com 10 salas de aula de 2.º ciclo; 10 de 3.º ciclo e cinco de secundário.

Para assegurar a requalificação e modernização desta escola, o Ministério da Educação e o Município de Abrantes estabeleceram um acordo de colaboração, através do qual o Ministério transferiu para a Câmara Municipal a competência da administração e gestão da empreitada. De acordo com o estabelecido, o Estado Português e o Município suportarão em partes iguais o pagamento de metade do valor da contrapartida pública nacional da empreitada.