EDPRA com dois alunos com COVID ativou plano contingência (C/ÁUDIO)

2020-11-05

Há dois casos positivos de infeção com o coronavírus na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA). A informação foi confirmada pelo diretor da EPDRA, João Quinas, que revelou ainda que assim que os alunos fizeram os testes e estes tiveram resultado positivo foram desencadeados todos os procedimentos do plano de contingência.
João Quinas disse ainda que, de acordo com o plano da escola, toda a turma foi, de imediato, colocada em isolamento, com os alunos em casa por indicação da autoridade de saúde que emitiu as credenciais para que estes façam os testes ao coronavírus. João Quinas vincou que os casos estão confinados a uma turma e que estes 15 jovens estão todos em isolamento até 12 de novembro, de acordo com aquilo que foi definido pela Saúde Pública do Médio Tejo.
Quanto ao quadro docente e de funcionários não há, de acordo com o diretor da escola profissional, qualquer situação de vigilância ou isolamento. E reforçou que dentro do perímetro da escola todas as medidas de prevenção, como o uso de máscara são cumpridas.

João Quinas, diretor da EPDRA

O diretor da EDPRA disse ainda que o plano de contingência está feito, foi ativado e está em pleno funcionamento e deixou um apelo à tranquilidade porque esta é uma situação que está a ser acompanhada pelas entidades escolares e de saúde.

Médio Tejo com mais 37 casos positivos e 30 recuperados
O Médio Tejo registou nesta quarta-feira mais 37 casos de pessoas que testaram positivo ao coronavírus, tendo um total de 1282 infetados desde que começou a pandemia.
De acordo com o relatório epidemiológico da Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo os casos reportam-se a Alcanena (2), Entroncamento (9), Sardoal (2), Tomar (6), Torres Novas (14) e Vila Nova da Barquinha (4).
No dia de hoje o relatório dá ainda conta de mais 30 recuperados, todos no concelho do Entroncamento. Nesta altura de acordo com os dados oficiais há 700 pessoas que estiveram infetadas e já recuperaram da COVID-19.
No que diz respeito às vigilâncias ativas o relatório dá conta de 506 pessoas que estão obrigadas ao dever de confinamento até indicação em contrário por indicação da autoridade de saúde. Estas 506 pessoas, contactos diretos de infetados, estão registadas em Abrantes (68), Alcanena (58), Constância (19), Entroncamento (48), Ferreira do Zêzere (6), Mação (14), Ourém (90), Sardoal (46), Tomar (65), Torres Novas (68) e Vila Nova da Barquinha (24).