Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Constância: Alunos do 1º e 10º anos apresentam livro infantil (COM ÁUDIO)

4/06/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

“Pica Miolos para os Amigos” é o nome do livro que o Agrupamento de Escolas de Constância apresentou à comunidade esta segunda-feira, 3 de junho. O projeto de escrita e ilustração dum livro para crianças resultou do trabalho criativo dos alunos da turma A do 1º ano do Centro Escolar de Constância e respetiva professora titular e da turma do 10º ano do Curso Profissional de Cozinha Pastelaria e Auxiliar de Saúde e respetiva professora de Português.

Com o Anfiteatro dos Rios como cenário, Olga Antunes, a diretora do Agrupamento, falou em “orgulho por ter projetos desta qualidade e tão fora da caixa” e realçou o facto de “alunos do 1º e do 10º ano trabalharem em equipa”.

O presidente da Câmara Municipal de Constância marcou presença no evento e destacou a “faceta multifacetada dos alunos” e os projetos feitos pelo Agrupamento de Escolas, “projetos que nos orgulham enquanto comunidade”. Em dia da morte de Agustina Bessa Luís, o autarca afirmou que não havia melhor forma de homenagear a mulher e a escritora.

Como é que este projeto nasceu, foi explicado pela professora Teresa, a docente da turma do 1º ano. “No início do ano letivo, fomos abordados pelos alunos do 10º ano do Curso Profissional no sentido de participarmos num projeto de escrita e ilustração de um livro infantil. Pareceu-me uma ideia bastante interessante (…) e a turma ficou radiante com o convite dos crescidos e com o facto dos crescidos valorizarem os seus desenhos”.

Já a professora da turma do 10º ano, Maria Paula Malheiro, destacou o papel da colega em perceber o “mistério de ensinar alguém a ler”. “Foi, para mim, um trabalho fantástico e uma parceria fabulosa” que a deixou “cheia de felicidade e orgulho” e que prometeu “aos meninos grandes e pequeninos nunca mais esquecer os momentos que passámos juntos”.

A Beatriz e o João, alunos da turma do 10º ano do Curso Profissional de Cozinha Pastelaria e Auxiliar de Saúde, explicaram como decorreu o processo da escrita e leram o prefácio do livro “Pica Miolos para os Amigos” que foi escrito pela escritora de livros infantis Alice Vieira.

Faltava conhecer a história da “Pica Miolos para os Amigos” e da qual apenas nos foi dada a conhecer um bocadinho, através da leitura da Beatriz, da Leonor e do Martim, alunos do 1º ano.

“Pica Miolos para os Amigos” foi uma tarefa que “exigiu dedicação dos professores para envolver os alunos possibilitando-lhes sair da zona de conforto e explorar novas formas de aprender”.

No final, Olga Antunes prometeu tentar que este livro integre o Plano Nacional de Leitura “para que seja um livro para todas as crianças que frequentam a escola em Portugal.