Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
1

Centro Cultural de VN Barquinha acolhe fase municipal do Concurso Nacional de Leitura

15/01/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
DR: Município VN Barquinha

O Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha vai acolher a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura (CNL), no próximo dia 21 de janeiro, às 10h45, numa organização da Rede de Bibliotecas Escolares, uma parceria do Agrupamento de Escolas com a Câmara Municipal.

A 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) está a decorrer, seguindo-se as Fases Intermunicipal e Nacional, até ao dia 6 de junho de 2020, dia da grande final, em Oeiras.

São destinatários do Concurso Nacional de Leitura, os alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

O objetivo principal do CNL é estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura.

O PNL2027 disponibiliza no respetivo portal recomendações de livros que poderão ser usados como referência em todos os momentos do CNL para os alunos de todas as idades e níveis de ensino, bem como para professores e bibliotecários.

Informa o Município em comunicado que em Vila Nova da Barquinha as obras selecionadas são “Espanta-Pardais”, de Maria Rosa Colaço (3.º e 4.º anos), “Sempre do teu lado”, de Maria Teresa Maia Gonzalez (5.º e 6.º anos) e “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”, de Luis Sepúlveda (7.º, 8.º e 9.º anos).

A iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL2027) articula-se com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE); Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP); Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e com a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), responsável pela cobertura televisiva do evento.