Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Educação

Câmara de Mação paga refeições a todos os alunos

3/12/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Centro Escolar de Mação

É uma medida de apoio às famílias do concelho de Mação. A autarquia vai, a partir do próximo ano [2020], pagar as refeições de todos os alunos do concelho. Ou seja, as refeições das crianças dos jardins de infância e do primeiro ciclo já tinham o financiamento municipal e agora passa a ser a todos os alunos, sem exceção.

Esta é uma medida que deverá representar um custo de cerca de 40 mil euros por ano. A projeção do valor foi feita de acordo com os dados do mês de outubro deste ano em que o Agrupamento escolar de Mação “gastou” pouco mais de quatro mil euros nas refeições dos seus alunos.

Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, explicou que esta é uma medida de apoio às famílias do concelho e que cimenta o galardão quem tem vindo a ser recebido consecutivamente desde há sete anos de uma autarquia + Familiarmente Responsável. Aliás, a bandeira verde dos sete anos de galardão foi recebida no dia da aprovação desta medida [27 de novembro].

Os procedimentos dos alunos será sempre o mesmo. As crianças e jovens têm de requisitar as senhas de refeição na escola só que não pagam e os relatórios mensais são depois enviados à autarquia para fazer o respetivo pagamento. Vasco estrela revelou que esta medida vai abranger os cerca de 600 alunos do Agrupamento de Escolas de Mação.

Na base da proposta Vasco Estrela revelou que a Câmara “tinha disponibilidade financeira para assumir esta despesa e, deste modo, aliviar as despesas das famílias. Os alunos mais carenciados já tinham os apoios sociais às refeições e aos manuais escolares, agora chegamos a todos os alunos do concelho”. O edil justificou ainda a medida para que os munícipes vejam que “não estamos só a olhar para o primeiro ciclo e para o pré-escolar, mas sim para todo o ensino. Serão 832 refeições por mês no escalão B e 559 no escalão A”.

Vasco Estrela disse ainda que as famílias de Mação vão ter alguns ajustes no que são os seus orçamentos por vias os ajustes da tarifa da água, uma vez que os preços vão aumentar, pela adesão do concelho ao sistema intermunicipal Tejo Ambiente. O autarca diz que uma medida não é o contraponto com a outra, mas “havendo possibilidade de o fazer, entendemos tomar esta decisão”.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Mação é uma das autarquias [juntamente com Abrantes, Sardoal e Vila de Rei] que recebe o galardão “Autarquia + Familiarmente Responsável”.

Na base destas distinções está a adoção de várias políticas por parte dos municípios a nível familiar, de educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto, tempo livre e participação social. Entre as medidas nestas áreas destacam-se, por exemplo, os apoios ao nascimento, pagamento de creches, comparticipação a consultas de oftalmologia e de medicamentes, oferta de vacinação, cantinas sociais e escolares abertas e transportes escolares gratuitos para estudantes.

O presidente da Câmara de Mação recebeu a bandeira de Autarquia + Familiarmente Responsável