Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Educação

Arreciadas: Jardim de Infância deve encerrar no próximo ano letivo

29/05/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Reunião de CMA de hoje

Hoje, na reunião de Câmara de Abrantes, Armindo Silveira, vereador do BE, referiu ter sido abordado pelos pais dos alunos do Jardim de Infância de Arreciadas que se manifestaram preocupados pelo possível encerramento daquela escola.

Em resposta ao vereador do BE, Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal, não confirmou o encerramento do Jardim de Infância, mas lembrou que nestas situações é preciso ter em conta quando “uma escola não tem número de alunos suficientes não é capaz de proporcionar o melhor ambiente educativo. E que desde a construção do Centro Escolar do Rossio, ficou projetado que quando o número de alunos se justificasse os alunos seriam deslocados”.

O Jardim de Infância de Arreciadas tem atualmente cerca de 5 crianças a frequentar o ensino pré-escolar.

Em declarações à Antena Livre, Celeste Simão, vereadora com o pelouro da educação na Câmara Municipal de Abrantes, também não confirmou o encerramento do Jardim de Infância daquela localidade, porque ainda é necessário o assunto ser aprovado numa próxima reunião de câmara. Contudo, o Conselho Municipal de Educação já emitiu um parecer favorável ao encerramento da escola.

“O Conselho Municipal de Educação já emitiu um parecer favorável ao encerramento tendo em conta que quando o Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo foi requalificado já era para se ter encerrado o Jardim de Infância [de Arreciadas], mas na altura o número de alunos ainda justificava o seu funcionamento”, lembrou a vereadora, dando conta que nestes últimos anos tem-se vindo “a avaliar a evolução do número de alunos que não é satisfatória. Portanto, o número de alunos não tem aumentado”.

Assim, Celeste Simão considera que “aquele Jardim de Infância não oferece as condições para a aprendizagem como o Centro Escolar do Rossio ao Sul do Tejo e impõe-se o número de alunos que não tem aumentado. Tendo em conta estas situações, o Conselho Municipal de Educação emitiu um parecer favorável ao encerramento do espaço”.

“Os pais manifestaram-se um quanto revoltados como em qualquer escola onde isto tem acontecido (…) mas temos de ver o que é melhor para as crianças, para a sua aprendizagem e socialização”, reforçou a responsável.

Por último, Celeste Simão referiu que caso se concretize o encerramento daquele Jardim de Infância, o Município assegurará o transporte das crianças que terão de percorrer cerca de 4 a 5 km para a escola de Rossio ao Sul do Tejo.