Abrantes: Novo caso COVID-19 na ESSA coloca turma do 11.º ano em confinamento (C/ ÁUDIO)

2020-10-22

A Escola Secundária Solano de Abreu está a braços com mais um caso de um aluno infetado com o coronavírus. Depois de uma primeira situação que levou ao confinamento de uma turma durante cinco dias até todos os alunos em causa serem testados.

Neste caso a Antena Livre sabe que é um aluno de uma turma do 11.º ano que testou positivo ao SARS-COV-2 e que levou a direção da escola a acionar novamente o seu plano de contingência. Ou seja, a turma entrou imediatamente em confinamento até serem testados para saber se poderão voltar às aulas presenciais.

De referir que desde o momento em que foi detetado o caso a escola e a saúde pública criam de imediato toda a linha de contactos diretos, turma, professores e amigos, para poder traçar a estratégia de testes para evitar um surto ou a contaminação de outros alunos.

Tal como no caso de há duas semanas a direção da escola falou com todos os pais ou encarregados de educação de forma a passar a informação necessária e quais os passos que devem ser dados para o confinamento.

Jorge Costa, diretor ESSA

De acordo com Jorge Costa, diretor da Escola Secundária Solano de Abreu, o caso, que nada tem a ver com o anterior, foi tratado da mesma forma. O diretor diz que os alunos em causa começaram já a ter aulas à distância até serem feitos os testes, o que deverá acontecer na próxima segunda-feira. Tal como os alunos os professores desta turma também vão ser testados, mas mantêm-se, com cuidados reforçados, a lecionar.

O diretor diz que ambos os casos tiveram os contágios em contexto familiar, ou seja, apanharam a infeção fora da escola. Pelo que Jorge Costa aproveitou para fazer um apelo aos pais e às famílias, para que reforcem os pedidos aos alunos para o cumprimento das regras. Só com a aplicação das regras, que são conhecidas por todos, pode ser ultrapassada a pandemia.

 

Notícia relacionada: Abrantes: Testes Covid negativos para alunos da Escola Solano de Abreu