Abrantes: Município anuncia investimentos na educação

2020-09-11
Foto: Taras Dudnyk
Foto: Taras Dudnyk

O Município de Abrantes recebeu ontem os professores numa sessão de acolhimento que marca o arranque do ano letivo 2020/21. Na ocasião o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, revelou que o Município vai prestar um apoio direto às famílias da ordem de 1,6 milhões de euros. Trata-se do investimento municipal em refeições escolares, transporte escolar, atividades de animação e apoio à família no pré-escolar, atividades de enriquecimento curricular e auxílios económicos.

Manuel Jorge Valamatos não esqueceu os programas em que o município está empenhado na Comunidade Educativa. Desta forma anunciou que vai ser dada continuidade aos prémios de mérito, ao enriquecimento de competências com o projeto T-Code/ Competências Digitais, Projeto Educativo Municipal e o Projeto Amigos do Ziki bem como às bolsas de estudo para o ensino superior. O investimento rondará os 100 mil euros.

Já no que diz respeito ao parque escolar, e em ano de transferência de competências do Ministério da Educação para o Município, o autarca revelou que há uma verba mais elevada. Serão cerca de três milhões de euros destinados à manutenção do parque escolar e à gestão e funcionamento diário. O processo de transferência de competências ainda não está encerrado, tendo indicado Manuel Jorge Valamatos que “Câmara Municipal de Abrantes querer ir mais longe, sendo, portanto, provável, que este investimento na Educação cresça ainda este ano letivo”.

Em arranque do ano escolar e perante uma plateia de docentes das várias escolas o presidente da Câmara de Abrantes indicou ainda dois investimentos pesados na área da educação que afirmou como um dos pilares da Câmara Municipal de Abrantes. Um desses investimentos é a requalificação da Escola Básica e Secundária Octávio Duarte Ferreira no Tramagal. O outro é instalação da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes no TAGUSVALLEY – Parque Tecnológico do Vale do Tejo. São dois investimentos que atingem um valor da ordem dos 4,5 milhões de euros.

Fica ainda a nota que, na próxima semana, a Câmara Municipal de Abrantes irá a oferecer no arranque deste ano letivo um kit de boas-vindas aos alunos com um panamá (para as crianças do pré-escolar) e álcool-gel (a partir dos 6 anos), uma agenda aos professores e casacos ao pessoal não-docente, ao mesmo tempo que está a ser distribuído um kit de material didático, em todas as escolas do primeiro ciclo.