Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
1

Abrantes: Festival de Filosofia regressa em formato digital

30/10/2020 às 12:45
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara Municipal organiza o Festival de Filosofia de Abrantes 2020, este ano concentrado apenas num só dia, 19 de novembro (Dia Mundial da Filosofia), num formato diferente das edições anteriores devido à situação de pandemia provocada pelo COVID-19.
A maioria das comunicações serão previamente gravadas e transmitidas on-line nos canais digitais da autarquia, oferecendo a vantagem de poderem ser seguidas em qualquer parte do mundo e em qualquer momento, já que ficarão disponíveis em arquivo.
O tema em reflexão é “Cidade, árvore que nos abriga e raiz que nos sustenta”, num desafio sobre o que são hoje as cidades e o que fazemos delas.
O evento inicia com uma intervenção do presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, programada para as 9h30.
“Os tempos da cidade” é o tema da comunicação do historiador e académico titular da Cátedra Unesco em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade, João Serra, transmitida às 9h45. João Serra é um estudioso das cidades, foi comissário da Guimarães Capital Europeia da Cultura em 2012 e é autor do livro “Cidade Imaginária”.

João Serra

João Seixas abordará o tema “Cidade e humanidade”, num vídeo que estará programado para as 10h10m. João Seixas é investigador nas áreas dos estudos urbanos, da sociopolítica, geografia e economia das cidades e das metrópoles.

João Seixas

“A cidade contemporânea, metabolismo urbano e reinvenção do quotidiano” será o tema da comunicação de António Covas, professor Catedrático e autor de várias investigações e diversas publicações sobre desenvolvimento territorial e cidades inteligentes e criativas. Esta comunicação está marcada para as 10h35m.

António Covas


Onésimo Teotónio Almeida é o convidado para uma comunicação em linha, transmitida às 14h30. Será a única transmissão em direto e a incluir uma interação com alguns alunos do ensino secundário, numa parceria com os dois agrupamentos de escolas do concelho. “Quem não é da sua terra não merece ser de parte nenhuma” é o título da comunicação de Onésimo Teotónio Almeida, filósofo, professor na Universidade de Brown (EUA), onde é catedrático no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros. Presidiu em 2018 às comemorações do Dia de Portugal e foi orador da edição 2017 do Festival de Filosofia de Abrantes.

Onésimo Teotónio Almeida

Álvaro Domingues, geógrafo, investigador e autor de livros sobre políticas urbanas, fará uma comunicação subordinada ao tema “A condição urbana: a cidade como metáfora”, pelas 18h00.

Álvaro Domingues

 

As comunicações podem ser seguidas através do link http://bmab.cm-abrantes.pt/index.php/pt/655-festival-de-filosofia-de-abrantes-2020 com acesso a partir do site do município, em cm-abrantes.pt; no Facebook do Festival, em https://m.facebook.com/festivalfilosofiaabrantes/ e no canal YouTube do Município https://youtube.com/channel/UCYwhE94G6Zge45QFSb5HZLQ

 

Programa ver aqui
Apresentação ver aqui
Oradores ver aqui