Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Educação

Abrantes: Escola de Concavada não vai abrir no próximo ano letivo

29/06/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Durante a reunião de Executivo da CM de Abrantes, realizada no dia 26 de junho, a vereadora Celeste Simão confirmou que a Escola EB1 e Jardim de Infância (JI) de Concavada, já não irá abrir portas no próximo ano letivo.

“A Concavada não vai abrir”, garantiu a vereadora com o pelouro da educação, explicando que “a Escola EB1 de Concavada já estava encerrada há cerca de 4 ou 5 anos. Pelo número de alunos que tinha, o Ministério da Educação, encerrou-a. Tanto que já nem aparece nos documentos oficiais. O que existe é um polo da Escola de Alvega”.

Celeste Simão adiantou depois que “tendo em conta os 4 alunos que vão ficar no 1º Ciclo, o que vamos fazer este ano é não pedir o funcionamento excecional daquele edifício”.

Já em relação ao JI, “o número de alunos tem vindo a diminuir todos os anos e embora se possa dizer que vem mais um ou outro, a tendência é de uma evolução negativa”.

“Não há como arriscar mais um ano porque estamos a prejudicar aquelas crianças”, garantiu a vereadora.

Por outro lado, “a transferência destes alunos para a escola de Alvega não vai implicar a abertura de novas turmas, o que quer dizer que as turmas que estão em Alvega ainda não atingiram, nem de perto nem de longe, o número máximo de alunos que podem ter”.

No entanto, uma das questões que volta a ser levantada com esta situação, prende-se com a falta de condições que a escola de Alvega apresenta. “O que está previsto é uma requalificação daquela escola”, adiantou Celeste Simão que também afirmou que “sempre dissemos que não encerraríamos Concavada até que não se fizessem melhoramentos na escola de Alvega mas isso não tem sido possível porque têm sido feitas intervenções noutras escolas”.

Mas “é insustentável a continuidade devido ao número de alunos”.

Relativamente à escola de Alvega e após reunir com os pais, Celeste Simão confirmou que “a preocupação fundamental que os pais demonstraram tem a ver com a parte do refeitório, onde as crianças almoçam, ser no último piso da escola”.

A vereadora confirmou que a Autarquia vai mudar o refeitório para o 1º piso “para que as crianças não tenham que utilizar as escadas”.

Quanto à requalificação da escola, “o projeto está a começar a ser feito” e prevê-se que até ao final de 2018 “o projeto esteja concluído para depois procedermos às obras que são necessárias”.

Em maio deste ano já tinha sido anunciado o encerramento do Jardim de Infância de Arreciadas, que tinha 5 crianças a frequentar o pré-escolar. Na altura, Celeste Simão referiu que caso se concretize o encerramento daquele Jardim de Infância, o Município assegurará o transporte das crianças que terão de percorrer cerca de 4 a 5 km para a escola de Rossio ao Sul do Tejo.

(ver notícia relacionada)

Carvalhal mantém EB1 e JI

Já no que diz respeito à escola de Carvalhal, “é uma situação completamente distinta”. A escola conta com 11 alunos no pré-escolar e 11 no 1º Ciclo.

A escola “não está encerrada” e tem alunos do 1º Ciclo e de Jardim de Infância apesar de ser “inegável que tem vindo a diminuir o número de alunos”.

Celeste Simão explicou que aquela escola é a “única do norte do concelho” pois não se considera Rio de Moinhos devido à proximidade com a cidade. A escola de Carvalhal “foi toda requalificada e tem excelentes condições que respondem a todas as necessidades”, como biblioteca, centro de recursos e refeitório.

Tendo em conta estes factos “e o número de alunos que o Jardim de Infância ainda tem, sendo que podem passar alguns do pré-escolar para o 1º Ciclo e do 1º Ciclo podem sair dois ou três, mas ainda assim vamos manter este ano para ver qual o movimento que existe no pré-escolar”.

Notícia relacionada: https://www.antenalivre.pt/noticias/arreciadas-jardim-de-infancia-deve-encerrar-no-proximo-ano-letivo