Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Educação

Abrantes: Alunos de Rio de Moinhos fazem painel de azulejos

9/05/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Os alunos da escola do primeiro ciclo do Ensino Básico de Rio de Moinhos construíram um painel de azulejos que está em exposição na escola. Trata-se da participação desta escola, do agrupamento Nº 2, no projeto nacional SOS Azulejo, que pretende preservar a arte da azulejaria em Portugal.

A escola inscreveu-se nesta iniciativa e o projeto iniciou-se no principio do ano com uma visita de estudo e depois uma série de ensinamentos teóricos sobre a história e a arte de fazer os azulejos. Com toda a escola envolvida, professores e crianças avançaram de seguida para a área prática. A execução dos moldes em gesso, a construção cerâmica e para finalizar a criação do painel final (na foto). O projeto foi coordenado e orientado pelas professoras Paula Santos e Mónica Vieira.

Na segunda-feira, dia 6 de Maio, e Dia Nacional do Azulejo, foi feita a apresentação do trabalho a toda a comunidade riomoinhense, com a presença dos presidentes da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos e Aldeia do Mato e Souto entre outras entidades locais e escolares.

A Antena Livre sabe que este painel deverá depois ser aplicado no exterior da escola para ficar ex exposição permanente.

O projeto “SOS Azulejo” é uma iniciativa com coordenação do Museu de Polícia Judiciária Militar, órgão da Escola de Polícia Judiciária, e nasceu da necessidade de combater a delapidação do património azulejar português que que verifica atualmente, de modo crescente e alarmante, por furto, vandalismo e incúria.

O painel de azulejos está em exposição na escola, mas deverá ser aplicado no exterior