Pesquisar notícia
quarta,
24 abr 2024
PUB
Educação

Abrantes: 49 militares fizeram Juramento de Bandeira no Jardim da República

21/07/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Aconteceu esta sexta-feira, no Jardim da República, em Abrantes, a cerimónia do juramento de bandeira do 5º curso de formação geral comum de praças do exército 2018.

Prestaram juramento 49 soldados recrutas, dos quais 8 do sexo feminino e 41 do sexo masculino.

A cerimónia começou às 11 horas e seguiu-se o protocolo definido: a continência das forças em parada ao Comandante das Forças Terrestres, a integração do Estandarte Nacional na Formatura Geral e a imposição de Condecorações a Antigos Combatentes.

O Chefe da Secretaria do Comando anunciou a atribuição da medalha de comportamento exemplar ao militar de serviço efetivo, sem qualquer pena disciplinar ou criminal, ao Tenente Coronel da Infantaria António Marques de Almeida Ferreira.

Foi anunciado também o soldado-recruta que mais se distingui durante a instrução básica do 5º curso geral de formação do exército 2018: Hernâni Manuel Rocha, com a classificação final de 17,16 valores.

Soldado-recruta distinguido no curso

Em seguida, procedeu-se à alocução feita pelo Comandante da Companhia de Formação, que destacou os homens e mulheres que “deixaram tudo para trás, e voluntariamente, entraram no Regimento de Apoio Militar de Emergência para prestar serviço militar no exército”.

O Comandante da Companhia de Formação destacou a honra, coragem, dedicação, generosidade e auto controlo como características a serem postas em prática “para o resto da vida” e declarou aos soldados formados que se chegaram a esta etapa é porque “têm as condições básicas para serem soldados de Portugal”. Realça ainda a união: “aquilo que vos une hoje é maior do que aquilo que vos separa”.

Perseverança foi uma das palavras que ecoou numa cerimónia repleta de familiares e curiosos, onde esteve presente a Presidente da Câmara Municial de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque.

Depois da leitura dos Deveres Militares, aconteceu o esperado Juramento da Bandeira e a imposição de boinas.

Destacaram-se três soldados recrutas: no âmbito escolar, Hernâni Manuel Rocha com 18,91 valores; no âmbito pessoal, Ana Margarida Rodrigues com 16 valores; e no desembaraço físico, Marco José Loureano Canhol com 17,06 valores.

A cerimónia terminou com uma atuação da Banda do Exército.

Os militares que terminaram o 5º curso de formação geral do exército vão receber um certificado das competências de formação profissional obtidas, validadas pela agência nacional para a qualificação do ensino profissional.

Ana Rita Cristóvão

Estagiária