Pesquisar notícia
terça,
23 abr 2024
PUB
Economia

NERSANT credenciada para apoiar empresas em candidaturas aos projetos Vale

20/05/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
DR

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, está credenciada para apoiar as empresas na elaboração gratuita de candidaturas aos projetos Vale, bem como na prestação de serviços de consultoria no acompanhamento das empresas na execução destes projetos.

Os projetos Vale oferecem financiamentos a 75%, mantendo-se abertas as candidaturas aos projetos Vale Economia Circular, Vale Comércio e Vale Internacionalização. 

Vale Economia Circular é destinado a apoiar as pequenas e médias empresas (PME) na transição para uma economia circular, apoiando ações que constituam boas práticas de eco-design, eco-eficiência, eco-inovação e simbioses industriais, que conduzam a melhoria do desempenho em matéria de eficiência na utilização dos recursos, novos processos, produtos e modelos de negócio.

Explicita a NERSANT em comunicado que são suscetíveis de apoio os serviços de consultoria, contratados a entidades acreditadas, relacionados com Eficiência energética  (estudos, diagnósticos, auditorias e implementação do Sistema de Gestão da Energia, ISO 50001); Ambiente  (implementação de Sistema de Gestão Ambiental, ISO 14001); Definição e implementação de outras estratégias conducentes à adoção de planos empresariais de economia circular (p.ex. valorização de subprodutos e resíduos; ecoeficiência; eco-inovação; simbioses industriais, eco-design).

Já o Vale Comércio destina-se a PME com atividades económicas nos setores do comércio, serviços e restauração. São suscetíveis de apoio, os serviços de consultoria, contratados a entidades acreditadas, relacionados com inovação organizacional e gestão (planos estratégicos, planos de marketing, etc.); Criação de marcas e design; Implementação de sistemas de certificação (qualidade, produtos, entre outros); Implementação de práticas de gestão segura de dados (RGPD); Economia digital e TIC (desenvolvimento de websites, lojas on-line, gestão de redes socias, desmaterialização de processos e digitalização, etc.)

Por sua vez, o Vale Oportunidades de Internacionalização têm como objetivo apoiar as PME nos primeiros passos para a internacionalização dos negócios. São apoiados os serviços de diagnóstico à empresa em termos de identificação de oportunidades concretas de internacionalização e de melhoria; Serviços de assistência técnica para implementação de visitas de prospeção e de captação de novos clientes em mercados externos; visitas de prospeção a feiras internacionais; e convites a importadores para conhecimento da oferta.

Mais informação em https://www.nersant.pt/projetos/inovacao/vale-simplificado