Nersant: Constituídas 62 empresas no distrito em maio

2020-06-09

Sessenta e duas novas empresas foram constituídas no mês de maio no distrito de Santarém, o que representa, para a Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant), “uma recuperação do dinamismo”, após a "quebra abrupta" registada em abril.

Em comunicado, a Nersant afirma que, apesar deste crescimento em relação a abril, mês em que foram criadas 26 empresas em todo o distrito, os números de maio ficam aquém dos registos de março (79 novas sociedades) e muito inferior aos de fevereiro (109 sociedades) e aos de janeiro (160 empresas).

Em comparação com maio de 2019, mês em que foram criadas 102 novas empresas no distrito, e maio de 2018, em que se registaram 95 novas sociedades, também se verifica uma quebra no número de novos negócios.

Santarém, com 10 novas empresas, foi o concelho com maior número de sociedades constituídas, seguido de Ourém, com sete, Tomar, Benavente e Abrantes, com seis novas empresas cada, sendo os setores de atividade com mais empresas criadas o comércio por grosso (cinco), restaurantes, compra e venda de bens imobiliários, mediação imobiliária e as atividades de arquitetura (quatro, cada).

A maioria dos gerentes das novas empresas continuam a ser homens (64,5%), sendo apenas 22 as mulheres à frente das 62 novas empresas criadas (35,5%), acrescenta a nota.