Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Câmara da Barquinha vai concessionar o espaço "Sabores do Tejo"

12/12/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara Municipal da Barquinha vai abrir concurso público para a concessão do espaço comercial “Sabores do Tejo”. Até agora o espaço tem uma gestão conjunta autarquia e da associação de desenvolvimento local ADIRN, mas o objetivo é dar nova vida ao espaço de produtos locais, como explicou Fernando Freire, presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinha, em reunião do executivo realizada neste dia 11 de dezembro.

O concurso público vai estar aberto até às 16 horas do dia 13 de janeiro e a renda mensal pedida pela autarquia tem o valor de 100 euros. É um valor muito acessível para permitir a criação de mais atividade comercial que irá “fazer mexer” aquela zona da vila.

O “Sabores do Tejo” continuará a funcionar com o mesmo objetivo: a venda de produtos locais, artesanato, vinhos e pode apostar também na gastronomia.

Fernando Freire revelou que como a atividade privada está mais habilitada ao desenvolvimento deste tipo de atividades “queremos criar, sem colocar em causa a oferta dos produtos que ali já se encontram, uma atividade comercial pura”. O autarca revelou que também a ADIRN propôs esta solução para o próximo ano, até para poder ganhar outra visibilidade.

O presidente da Câmara da Barquinha revelou que o concurso público vai alargar o âmbito de funcionamento da loja que passa também para a restauração. Ou seja, mantém os produtos locais e produtos turísticos, mas poderá alargar-se à alimentação e restauração.

“O nosso objetivo é que o privado possa colher frutos de uma exploração que faz, dentro dos critérios de transparência de uma hasta pública. Todos os privados podem apresentar a candidatura até às 16 horas de 13 de janeiro”.

O espaço comercial “Sabores do Tejo” foi criado na antiga cantina escolar paredes meias com a Galeria Santo António e inaugurado a 9 de junho de 2017. É uma loja de produtos derivados da produção local, explorada em parceria entre o Município e a Associação de Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte (ADIRN).

O espaço a ser concessionado até 13 de janeiro de 2020 conta com um ponto de venda com 41,84m2, a nova loja conta com uma arrecadação com 7,25m2 e dois wc`s, um deles adequado para pessoas com deficiência.

A requalificação do edifício para colocar a loja “Sabores do Tejo” resultou de uma candidatura do Município barquinhense ao Programa Operacional Regional – Centro 2020 em junho de 2016 e representou um investimento de cerca de 78 mil euros.