Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Desporto

Rotas de Mação: Estão homologados os cinco primeiros percursos pedestres do concelho

29/09/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Anta da Foz do Rio Frio (Rota da Ortiga)

Mação acaba de ver os seus primeiros cinco percursos pedestres de tipo PR (Pequena Rota) homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP). Os percursos pedestres já homologados são a Rota do Cabeço da Cruz, a Rota do Brejo e Bando dos Santos, a Rota do Carvoeiro, a da Ortiga Sul e a da Queixoperra.

Para Leonel Mourato, mentor do projeto, “é uma alegria enorme anunciar estas homologações. São 5 rotas, quase 80 quilómetros no total, prontos a serem percorridos. Esperamos que quem venha goste e desfrute do contacto pleno com a natureza. Mação vale muito a pena”.

As cartas de homologação emitidas pela FCMP são certificados de qualidade cuja atribuição obedece a exigências relativas ao traçado, marcação e manutenção dos percursos pedestres, nomeadamente no que diz respeito à segurança dos praticantes e à preservação do ambiente.

Recorde-se que os percursos das Rotas de Mação contemplam um plano de segurança e socorro pioneiro a nível nacional e que este tem sido desde sempre um dos principais focos de atenção do grupo de trabalho.

Com a homologação e com o recém lançado site www.rotasdemacao.pt, os percursos pedestres deste concelho ganham a partir de agora maior visibilidade a nível nacional e internacional e as expectativas apontam para uma cada vez maior adesão ao projeto.

O aumento significativo do pedestrianismo em Portugal, fruto do empenho das autarquias e da FCMP, entre outras entidades, dão sinais positivos quanto à aposta de Mação na promoção da prática desta modalidade desportiva e, paralelamente, à divulgação do seu território e do seu património.

Para isso contribuirá também a aplicação para dispositivos móveis, que deverá ficar disponível muito em breve, com informação sobre todas as rotas do concelho. Neste momento, o grupo, que conta conseguir homologar 14 percursos pedestres até 2022, está já a trabalhar em quatro novas Pequenas Rotas.

O acompanhamento dos trabalhos pode ser feito através das redes sociais e também no site. Já a informação relativa aos percursos pedestres homologados tanto podem ser consultados online como nos QR Codes disponíveis nos painéis informativos.

Geossítio Marmitas das Azenhas - Poço das Talhas (Rota da Queixoperra)