Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Proença-a-Nova recebe 500 atletas este sábado para o Proença Cross Trail

4/02/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Créditos: Município de Proença-a-Nova

É já este sábado, dia 8 de fevereiro, que o concelho de Proença-a-Nova vai receber a nona edição do Proença Cross Trail, uma prova com duas distâncias que percorrem caminhos e trilhos com um grau de dificuldade 2, de acordo com as indicações da Associação Trail Running de Portugal (ATRP).

A prova mais longa, com 51,5 quilómetros, começa às 8h30 em Montes da Senhora, levando os participantes ao longo da Serra das Talhadas, entrando pelo Chão do Galego, chegando perto do Miradouro das Portas de Almourão e saindo pela zona da Ferraria em direção aos Cunqueiros. É nesta localidade que, às 9h30, saem os atletas do Trail Longo 20, que irão percorrer 24,1 quilómetros até Proença-a-Nova, passando por Vale da Ursa, Castanheira, miradouro morfológico das Corgas, Amoreira e Braçal.

Paulo Garcia, da empresa Horizontes - organizadora do Proença Cross Trail em conjunto com o Município - revela que "aos poucos vamos consolidando uma marca e um destino para este tipo de corridas ou experiências. Este é mais um crédito que temos para oferecer a todos os que visitam o concelho de Proença-a-Nova”.

O responsável refere ainda a classificação de 6 e 7 no índice montanha: "Numa região que não é de montanha ter esta pontuação dá trabalho. E é esse trabalho de construção, descoberta, limpeza e manutenção dos trilhos que agora é premiado. Temos hoje percursos lineares onde se permite o deslumbre da paisagem e o contato com as populações locais sem «enrolar». Temos uma excelente experiência de turismo e desporto”.

Adianta o Município de Proença-a-Nova em comunicado que o Proença Cross Trail é, desde 2018, umas das provas em Portugal com maior índice de montanha e, por consequência, uma das que mais pontua para o ranking individual ITRA. A edição deste ano faz novamente parte dos campeonatos nacionais de Trail Running: a distância mais curta será séries 150 do Circuito Nacional - Campeonato Nacional de Trail. Este circuito, organizado pela ATRP, elege os campeões nacionais desta modalidade desde 2013. A distância mais longa faz parte da série 100 do Circuito Nacional de Trail Ultra 19/20. Estão inscritos 510 atletas nas duas distâncias.